• Cuiabá
  • QUINTA-FEIRA, 9 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
09/03/2016 - 14:08

Assembleia convoca Chiletto para prestar explicações sobre relatórios do VLT

O pleno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, na noite de terça-feira (8), a convocação do secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, para prestar esclarecimentos sobre os três relatórios elaborados pela KPMG a respeito do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O pedido foi feito pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), presidente da Frente Parlamentar Pró VLT, mas também recebeu apoio do líder do governo, Wilson Santos (PSDB), que lança dúvidas sobre a conclusão do modal.

Chiletto deverá se apresentar a Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes, depois do dia 19 de março. De acordo com Emanuel Pinheiro, a ida de Chiletto é necessária para ficar clara a posição do Governo sobre a obra de uma vez por todas e, se possível, já apresentar um cronograma para a retomadas das obras.

“A cada relatório que chega se  reascendem os ânimos daqueles que esperam a retomada das obras do VLT, o líder do governo lança uma campanha contra o modal. Quero entender qual é o posicionamento do Governo”, pontuou o deputado republicano.

Essa dúvida sobre a continuação da obra, inclusive, foi novamente levantada pelo deputado Wilson Santos. “Eu não gostaria de estar sob a pele do governador Pedro Taques (PSDB). É uma decisão que só Salomão seria capaz de tomar. Ou ele interrompe as obras e enterra R$ 1,1 bilhão que já foi gasto, ou ele gasta mais R$ 600 milhões e passa a ter que subsidiar um déficit que equivale ao preço de um VLT por ano”, ponderou.

De acordo com Wilson Santos, o VLT exige 15 mil passageiros por hora para ser rentável, enquanto Cuiabá e Várzea Grande possuem 7 mil, sem previsão de aumentar a quantidade suficientemente nos próximos anos. Com isso, a operação seria tão deficitária a ponto de as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, além do Governo do Estado, terem de subsidiar um valor astronômico.

+