- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 9 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
As obras do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, continuam atrasadas. Porém, com a prioridade dada para a internacionalização do aeroporto, a área internacional do terminal deve ser entregue no final deste mês, para ser usada na Feira Interna9cional do Turismo (FIT) do Pantanal, mesmo com as outras obras em andamento. A obra é uma das que foram repactuadas com um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), e passou por vistoria do governo e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta quarta-feira (6).
“O aeroporto como um todo está atrasado. Estamos priorizando a parte internacional e essa deve ser entregue no prazo previsto no TAG, no final de abril. A culpa é um pouco do estado e da empresa. A empresa estava sem certidão, ai quando conseguiu não tinha a conta corrente. Agora que está tudo certo, a retomada da obra será um pouco mais rápida”, disse o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto.
Para que o aeroporto volte a operar voos internacionais, é preciso, além da estrutura física, da presença da alfândega. A regularização da Receita Federal no espaço também está prevista no conjunto de adequações a serem feitas no terminal.
O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, falou da importância de se buscar soluções para problemas como a paralisação das obras. “Não temos apenas que punir quando necessário, e fazer auditorias, mas sim dar nossa contribuição para que as obras sejam entregues à população”, afirmou.
O governador Pedro Taques (PSDB) voltou a pedir desculpas à população pelos atrasos nas obras. O aeroporto é uma das obras que deveria ter sido entregue para a Copa do Mundo 2014, mas não foi concluída até hoje, dois anos depois.
“Precisamos ser mais rápidos. Não adianta pedirmos paciência ao cidadão. Temos que pedir desculpas. É nosso dever e é direito do cidadão os melhores equipamentos públicos. Há várias dificuldades, a burocracia do estado, mas estamos trabalhando muito para essas obras serem entregues ao cidadão. A parte internacional do aeroporto vai ser entregue, e depois vai ficar a parte administrativa”, disse Taques.
Desde 2012
Ao todo, a obra que teve início em dezembro de 2012 tem um custo estimado de quase R$ 84 milhões. Até o momento, R$ 60,7 milhões já foram pagos ao Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal Construções, Farol Empreendimentos e Participações e Multimetal Engenharia de Estruturas. O novo cronograma deu prazo de 300 dias para conclusão das obras, e teve início em 5 de outubro de 2016.
O contrato 065/2012 prevêm além da construção do terminal de passageiros, fazem parte da obra a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto. Também está prevista a construção da Central de Utilidades, de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.