• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
04/08/2016 - 14:45

Mendes desiste de tentar reeleição e alega motivos familiares

Prefeito se reuniu com governador Pedro Taques dentro de um carro e fez o comunicado

O prefeito Mauro Mendes (PSB) desistiu de tentar a reeleição em Cuiabá. Conforme antecipou o MidiaNews, ele alegou motivos familiares para o recuo.

Neste momento, vários líderes do PSB e do PSDB estão reunidos no diretório tucano, em Cuiabá. Entre eles, os deputados federais Nilson Leitão (PSDB), Fábio Garcia (PSB), os deputados José Botelho (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB) e o presidente do PSDB em Cuiabá, Carlos Avalone.

O clima é de tensão e o governador Pedro Taques (PSDB) foi comunicado nesta manhã sobre a decisão, pelo próprio prefeito.

A preferência, em tese, é do PSDB, que tem mais peso. Mas estamos conversando para, até o final da tarde, definirmos isso

Eles conversaram sobre o assunto dentro de um carro, na frente do diretório do PSDB.

Após um breve diálogo, e como Mendes se mostrou irredutível, Taques desceu do carro e comunicou a decisão aos demais políticos que aguardavam em uma sala para discutir a indicação do candidato a vice do prefeito.

Nos bastidores, a informação gerou até mesmo comoção, e muitos chegaram a admitir que seria uma estratégia de Mendes para pressionar seus aliados, com garantias para a campanha.

Sinalização para 2018

Além dos motivos pessoais, a falta de recursos teria pesado na decisão de Mendes, já que suas empresas se encontram em recuperação judicial, com dívidas da ordem de R$ 100 milhões.

Nos bastidores, o recuo deixa um indicativo claro: Mendes pretenderia disputar as eleições de 2018, seja para o Governo ou para o Senado.

O fato de possuir bons índices de aprovação e avaliação, como mostrou recentemente o Voice Pesquisas, também teria sido considerado, já que ele terminará sua gestão em alta junto à opinião pública.

No momento, as cúpulas dos dois partidos discutem o lançamento de um novo nome para substituir o prefeito.

Entre eles, estariam os de Fábio Garcia e Guilherme Maluf.

Fábio descarta possibilidade de ser candidato (atualizado às 10h44)

Marcus Mesquita/MidiaNews

O governador Pedro Taques, que fez o comunicado sobre a desistência de Mendes

O deputado federal Fábio Garcia descartou a possibilidade de substituir Mendes nestas eleições.

Ele disse que o prefeito irá emitir um comunicado oficial à imprensa sobre sua desistência.

“O jogo está zerado”, diz fonte do PSDB (atualizado às 10h58)

Um fonte da cúpula tucana disse que qualquer partido da base de Taques poderá indicar o novo candidato do grupo.

“A preferência, em tese, é do PSDB, que tem mais peso. Mas estamos conversando para, até o final da tarde, definirmos isso”, afirmou.

Jaime e Fávaro também discutem nome (atualizado às 11h06)

O vice-governador Carlos Fávaro (PSD) e o ex-senador Jaime Campos (DEM) também estão na reunião, na sede do PSDB, discutindo o impacto do anúncio de Mendes e os rumos a serem tomados.

Não foi descartada a possibilidade de o PSD indicar o novo candidato.

“A política é fantástica por esse tipo de situação” (atualizado às 11h12)

Um dos líderes partidários presentes à reunião que acontece neste momento, na sede do PSDB, disse que a notícia sobre o recuo de Mendes “caiu como uma bomba”.

“É algo extremamente impactante. Ninguém esperava isso. A política é fantástica por esse tipo de situação. Agora, o nosso desejo é definirmos um nome à altura e manter o grupo unido”, disse.

Primeira-dama faz post emblematico no Instagram (atualizado às 11h20)

A primeira-dama Virgínia Mendes fez um post emblemático em seu Instagram.

O texto fala sobre “cansaço”. “A gente avisa que vai cansar. A gente avisa que está cansando. A gente avisa, avisa, avisa até que se cansa de avisar e vai viver outra coisa que não nos canse tanto”, diz trecho (veja ao lado).

Nos bastidores, já era conhecida a contrariedade de Virgínia em relação a uma nova disputa de Mendes em Cuiabá.

Novo escolhido deverá ter “chances reais de vitória”, diz Botelho (atualizado às 11h25)

O deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) afirmou que o novo candidato deverá ser escolhido ainda nesta quinta-feira. Segundo ele, o escolhido deverá ter a melhor densidade eleitoral do grupo do governador Pedro Taques e “chances reais de vitória”.

“A decisão sai hoje. Estamos iguais o Conclave que escolhe o Papa, reunidos e enquanto não tiver uma decisão, ninguém sai daqui. O meu nome foi colocado, tenho domicilio eleitoral em Cuiabá, mas não tenho interesse. Estou disputando a Mesa Diretora da Assembleia, com 99% de chances de vencer e não vou entrar em uma disputa dessas”, disse.

Mesmo com a decisão de desistir em cima da hora, já que amanhã é o último dia para os partidores realizarem a convenção, conforme legislação eleitoral, Botelho afirmou que não há críticas à decisão de Mauro.

“Todo mundo foi pego de surpresa. Todos. Mas foi uma decisão de cunho familiar, não temos como recorrer. Quando a questão é partidária, de estrutura, dá para discutir. Agora, quando a decisão é familiar, não tem como interferir”, afirmou.

Mauro Mendes emite nota à imprensa (atualizado às 11h30)

O prefeito de Cuiabá disse que tomou a decisão de desistir de tentar à reeleição após “um longo e profundo processo de reflexão, considerando aspectos exclusivamente pessoais e familiares”.

Mendes disse também que honrará até o dia 31 de dezembro os compromissos que assumiu na Prefeitura.

Confira a íntegra da nota:

O prefeito Mauro Mendes vem a público comunicar que depois de um longo e profundo processo de reflexão, considerando aspectos de ordem exclusivamente pessoais e familiares, não disputará as eleições deste ano no município de Cuiabá.

 Mauro Mendes agradece penhoradamente o apoio dos partidos políticos e da sociedade, que já manifestou, por meio de pesquisas, seu apoio e seu reconhecimento pelo trabalho que o prefeito vem desenvolvendo à frente da prefeitura desde 2013, com uma aprovação de mais de 70% dos eleitores.

 Fiz a opção pela minha família neste momento de dificuldade que vivemos

“Fiz a opção pela minha família neste momento de dificuldade que vivemos. Vou honrar até o dia 31 de dezembro os compromissos que assumi com os cuiabanos, de governar a nossa cidade por quatro anos, e vou continuar me dedicando, com amor e carinho, para melhorar a nossa Cuiabá, sempre”, frisou o prefeito.

 Mendes também agradece aos servidores públicos e a toda a sua equipe “pelo comprometimento e dedicação para que pudéssemos, juntos, realizar o maior programa de obras e melhorias da história da cidade em diversas áreas”.

 Mauro Mendes disse ainda que ele e o PSB se manterão no processo eleitoral, e atuarão, juntamente com os demais partidos da sua aliança política no debate para garantir que Cuiabá continue no rumo do desenvolvimento, sem retrocesso ou prejuízo à nossa gente.

 “As sementes que plantamos em nossa administração continuarão dando frutos. Cuiabá seguirá colhendo essas conquistas e tenho muito orgulho das contribuições que eu, minha família e nossa equipe demos à nossa cidade e à nossa gente”, sintetizou.

 Cuiabá-MT, 04 de agosto de 2016.

 

MidiaNews

O governador Pedro Taques deixando a sede do PSDB em Cuiabá

Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Diretório de Cuiabá.”

 Taques deixa sede do PSDB sem falar com a imprensa (atualizado às 11h40)

O governador Pedro Taques acabou de deixar a sede do PSDB em Cuiabá. Ele participou de grande parte da reunião do grupo, na manhã de hoje. Ele entrou em seu carro sem falar com a imprensa.

“O projeto foi prejudicado”, diz Maluf, que descarta disputar (atualizado às 11h55)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, disse que o projeto eleitoral em Cuiabá ficou prejudicado para o grupo que dá sustentação ao Governo e à Prefeitura.

“Ficamos surpresos, já tinhamos optdo em indicar vice. Mas vamos reconstruir esse projeto”, afirmou.

Marcus Mesquita/MidiaNews

O presidente da Assembleia, Guilherme Maluf

“Agora, estamos discutindo quem seriam os prováveis candidatos. Existem alguns nomes, como Fábio Garcia, Botelho, o deputado federal Tampinha. A decisão depende de consenso, até porque vai ser uma eleição difícil. Qualquer um que assuma não estará preparado para ser candidato, porque já estava trabalhando outros projetos. O principal é não racharmos o grupo”, afirmou.

Secretário chora e diz “É um dia triste” (atualizado às 11h55)

Com os olhos marejados e a voz embargada, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, e presidente municipal do PSB, Suelme Evangelista, afirmou que a decisão, de última hora, de Mauro em desistir da candidatura “caiu como uma bomba” no partido.

Segundo ele, até esta quarta-feira (03), o prefeito estava empenhado em sua reeleição.

“Isso foi uma bomba de Hiroshima para todos nós. O Mauro, até ontem, estava mobilizado para a campanha. É um dia triste para a cidade. Respeitamos o Mauro. É uma escolha pessoal, pensando na família. Mas é um dia triste”, disse em conversa com a imprensa.

“Estamos buscando forças para superar. Mas para nós é algo que não esperávamos. Mas estamos juntos com esse grupo. O grupo vai por um nome e vamos ganhar esta eleição. O grupo está firme e vamos achar uma saída viável e com condições de ganhar essa eleição”, completou.

“Eu entendo o que se passa na cabeça do Mauro”, diz Wilson Santos (atualizado às 12h05)

Marcus Mesquita/MidiaNews

O deputado Wilson Santos, que citou coesão do grupo

“Adminsitrar Cuiabá não é tarefa fácil. Entendo o que se passa na cabeça do prefeito Mauro. Sem dúvidas, ele era o favorito disparado para vencer as eleições e tem que se respeitar a decisão familiar. A família tem que estar em primeiro lugar. A mim não surpreendeu”, disse o deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Segundo ele, o governador Taques, o senador Blairo Maggi, o prefeito Mauro e o vice-governador Carlos Fávaro “estarão juntos”.

“Isso é o mais importante. E o candidato que sair desse grupo terá um super apoio. O PSDB deve ser cabeça de chapa. Eu descarto”, afirmou.

Ele disse que vários nomes com potencial estão sendo chamados para discutir a possibilidade de candidatura, inclusive o empresário Dorileo Leal (PSDB), do Grupo Gazeta de Comunicação.

Tampinha: “Agora é não deixar esparramar” (atualizado às 12h09)

O suplente de deputado federal José Augusto Curvo Tampinha (PSD) disse, momentos antes de chegar à reunião do grupo de Mauro, que a decisão do prefeito pega todos de surpresa.

“Agora é tentar juntar, aglutinar, não deixar [a base] esparramar”, afirmou o parlamentar.

Curvo demonstrou ter estranhado a decisão do prefeito, que, conforme ele, até então não havia dado demonstrações de que pudesse recuar.

“A discussão era sobre a vice. O Mauro já havia me chamado para conversar [sobre a possibilidade de assumir o posto na chapa]”, disse.

Curvo, porém, disse respeitar a decisão do prefeito.  “Eu sempre digo que a família está acima de tudo”, afirmou, referindo-se ao principal motivo que pesou para a desistência.

“Decisão poderia ter sido mais precoce” (atualizado às 12h30)

O vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), que chegou a colocar seu nome como possível vice de Mauro, ressaltou que a decisão do prefeito poderia ter sido mais cedo, mas que não há nenhum tipo de ressentimento.

O vereador defendeu que o partido indique o substituto de Mauro.

“No meu entendimento, o protagonismo significa disputar o maior cargo. Sempre defendi que o PSDB tivesse candidato e continuo defendendo. Pode ser o meu nome, mas nós buscamos alguém com mais musculatura”, disse.

“Ressentimento não fica, pois nós precisamos entender os motivos. Ele colocou para todos que o momento dele não é este e que há questões particulares. Mas, falando politicamente, a decisão do Mauro poderia ter sido um pouco mais precoce. Afinal de contas, ontem nós estávamos trabalhando para construir o nome do vice e, hoje, nós estamos caçando um prefeito”, declarou.

Substituto será debatido à tarde (atualizado às 12h40)

Marcus Mesquita/MidiaNews

Deputado federal, Nilson Leitão, presidente regional do PSDB

O presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, avaliou que Mauro, ao decidir não concorrer a reeleição, levou em consideração questões familiares e pessoais. Ele negou que o prefeito tenha adotado uma estratégia para buscar uma disputa em 2018.

“Não há nenhum tipo de ressentimentos. Foi uma decisão totalmente compreensiva. Mauro está passando por um momento difícil. Ele passou por um momento de dificuldade de saúde familiar e com o momento financeiro”, declarou.

 

“Este tipo de estratégia não existe. Ninguém tem essa capacidade de desenhar dois anos. Tem gente que está muito bem hoje, mas em dez dias não está mais. Não foi uma decisão estratégica, foi mais uma questão de razão e emoção”, disse.

 

Leitão explicou ainda, que no período da tarde as lideranças partidárias voltam a se reunir, para definir o nome de substituição ao prefeito.

 

“Para substituir não é uma decisão de um único partido, mas dos quase doze que formam o nosso grupo. Neste primeiro momento, nós estivemos reunidos para absorver o impacto da notícia. Ouvimos as lideranças, exatamente para que seja montada uma estratégia. Na parte da tarde começaremos a indicar nomes. Cada partido tem o direito de indicar. Queremos encerrar este assunto hoje”, afirmou.

 

“Estávamos trabalhando para vice, por isso não há nome algum do PSDB. Seria até uma afronta da nossa parte querer impor uma candidatura neste momento, no impacto da notícia. Vamos agora ouvir os possíveis nomes que podem ser escolhidos”, disse.

+