- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O presidente regional do PR, senador Wellington Fagundes, declarou ser possível o prefeito Mauro Mendes (PSB) apoiar a candidatura de Emanuel Pinheiro (PMDB) ao Palácio Alencastro, em Cuiabá, nas eleições deste ano.
Caso as previsões do senador se concretizem, Mendes seguiria caminhos distintos de seu grupo político, que tem como candidato o deputado Wilson Santos (PSDB).
O PR é uma das doze siglas que declararam apoio a candidatura de Emanuel.
“Eu acredito ser possível Mauro Mendes subir no palanque de Emanuel. Chego a dizer que conto muito com essa possibilidade”, afirmou o senador, à Rádio Capital FM, nesta quarta-feira (10).
O senador disse que, atualmente, nem todas as lideranças partidárias são obrigadas a seguirem as decisões de suas siglas.
Fagundes ainda declarou a possibilidade de políticos que estão em partidos opostos a Emanuel também se rebelarem.
“Nesse pluripartidarismo, nem sempre uma liderança acompanha, obrigatoriamente, o partido. Isso é normal. Não dá para exigir que um filiado tenha a obrigação de acompanhar aquilo que foi decidido em uma convenção”, disse.
“Acredito em um apoio individual e não será pouco. Tenho certeza que hoje, muito daqueles que estão dentro de certas coligações irão nos apoiar. Principalmente no caso de Emanuel, pois ele é o que mais tem facilidade de absorver os insatisfeitos que estão hoje no Governo”, declarou.
Entre os fatores que levam o senador a acreditar na possibilidade deste apoio, está o fato de Mendes ser grato a Emanuel por ter coordenado a campanha que levou o prefeito a ser eleito, em 2012.
“Tenho certeza que Emanuel é muito grato ao Mauro [Mendes], como prefeito. Assim como tenho certeza que Mendes também tem um sentimento de gratidão ao candidato, por tudo o que ele fez na campanha passada”, disse.
“Não só o conhecimento, mas a capacidade política de Emanuel foi extremamente importante para que o Mauro fosse prefeito”, declarou.
Acordo antecipado
Ainda no campo da expectativa, Fagundes afirmou que o apoio de Mendes a Emanuel também passa pelas definições da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que será realizada em setembro.
De acordo com o senador, a aliança entre os dois pode significar o consenso em torno da candidatura de Eduardo Botelho (PSB), como presidente do Legislativo.
“Com a definição de que Mendes não é candidato, tenho certeza que o deputado Emanuel vai apoiar a candidatura do PSB na Assembleia, que é o deputado Botelho. E, sem dúvida alguma, a grande maioria do PSB deverá apoiar o candidato a prefeito Emanuel. Tenho fé e vou trabalhar para isso”, afirmou.
“Era isso que vínhamos trabalhando. Na possibilidade de o Mauro ser candidato à reeleição, e ter o apoio do PSB ao Emanuel, para a presidência da Assembleia. Como o Mauro se eximiu de ser candidato, é possível essa situação. Não só do deputado Emanuel, mas de outros que o apoiavam, votar na candidatura do PSB no Legislativo”, disse.
Força de Emanuel
O senador afirmou que, até o momento, o nome de Emanuel é o mais forte na disputa pela Prefeitura da Capital.
“Não tem eleição ganha antes da hora, mas entendo que para uma candidatura vitoriosa, é preciso a preparação antes mesmo da confirmação de que será candidato. Acredito que o deputado Emanuel teve muita felicidade, oportunidade e, principalmente, capacidade para preparar sua candidatura”, declarou.
Segundo Fagundes, a atuação do candidato como parlamentar fará com que Emanuel tenha apoios naturais.
“Até agora, tudo demonstra que as coisas caminham positivamente para Emanuel. Acredito que ele terá o apoio de cabos eleitorais de uma forma muito intensa, principalmente do funcionalismo público, que serão cabos eleitorais autênticos e voluntários da sua campanha”, disse.
Além disso, o senador avaliou que o candidato terá o apoio de importantes lideranças do Estado, como o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e do presidente interino, Michel Temer (PMDB).
“O Emanuel tem a felicidade de estar em um partido forte, que tem o presidente da República. Tenho certeza que Temer irá ajudar muito a administração do Emanuel”, declarou.
“Hoje, estou como relator da LDO e já conversei com Emanuel para trabalhar o orçamento da União, e garantir recursos para que ele comece o ano, caso eleito, dando prosseguimento ao trabalho realizado pelo prefeito. Tenho certeza que Mauro Mendes deixará tudo bem encaminhado para que Emanuel faça um bom trabalho”, analisou.