• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
15/08/2016 - 10:46

Ausência de Blairo Maggi na campanha afeta candidaturas do PP no interior

A ausência do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), nos palanques do interior de Mato Grosso deverá afetar as eleições no interior do estado, aonde a vocação econômica para o agronegócio faria dele um dos principais cabos eleitorais dos políticos aliados. Único político do estado a ocupar um ministério, ex-governador com uma das maiores aprovações e senador eleito com votação recorde em 2010, ele não participará da campanha devido a uma determinação do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Segundo Maggi, o presidente interino não quer a alta cúpula de comando nacional envolvida em rusgas municipais que futuramente podem causar problemas para aprovar matérias no Congresso Nacional, pois os deputados federais estarão diretamente envolvidos no pleito eleitoral.

Sem Blairo no palanque, o Partido Progressista perde um importante cabo eleitoral nos 10 municípios em que encabeça chapas majoritárias e em outros 26 aonde tem candidatos a vice, em especial em Sinop, Rondonópolis e Campo Verde, localidades conhecidas como expoentes do agronegócio.

Maggi teria importância potencializada no palanque desses municípios, uma vez por ser o atual ministro da Agricultura, outra por ser um empresário do ramo, reconhecido mundialmente como case de sucesso.

Em Sinop, a “Capital do Nortão”, Dalton Martini (PP) enfrenta Rosana Martinelli (PR) e Roberto Dorner (PSD). A presença de Maggi seria  um trunfo para garantir melhorias na administração pública do município e enfrentar a popularidade do prefeito Juarez Costa (PMDB), principal apoiador de Rosana, e fazer frente a presença de Pedro Taques (PSDB) e Carlos Fávaro (PSD) no palanque do terceiro candidato, Roberto Dorner (PSD).

Depois de Sinop, Campo Verde é o município com maior força econômica na qual o PP encabeça chapa, com o pecuarista Antonio Cesar, o “Cesinha” (PP). Em 2012 ele perdeu a disputa por 1.793 votos e, dessa vez, Maggi poderia ajudar a reverter essa diferença.

Em Rondonópolis o PP não está presente na chapa majoritária, mas possui 18 candidatos a vereadores. Além disso, o município é a principal base eleitoral de Blairo Maggi e ele teria importância como cabo eleitoral para Rogério Salles (PSDB), candidato escolhido pelo seu grupo político para enfrentar o prefeito Percival Muniz (PPS) e o deputado estadual José Carlos do Pátio (SD), que também disputam o comando da cidade.

+