• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
20/09/2016 - 17:54

Para 65% dos eleitores cuiabanos, saúde é a área mais crítica

Segurança pública, educação e transporte público também preocupam população

Sessenta e cinco por cento dos eleitores cuiabanos consideram a saúde pública como a área mais crítica na cidade e que deve ser priorizada pelo futuro prefeito.

O número consta na pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (16) pela TV Centro América.

O estudo também fez outros questionamentos, como a intenção de votos em Cuiabá e a aprovação das gestões do prefeito Mauro Mendes (PSB), do governador Pedro Taques (PSDB) e do presidente Michel Temer (PMDB).

No questionário sobre os problemas da cidade, os entrevistados podiam escolher, em uma lista de áreas, em quais as pessoas vêm enfrentando problemas de maior ou menor gravidade.

A área que aparece em segundo lugar é segurança pública, com 10% das citações, seguida de educação (7%) e transporte coletivo, rede de esgoto e calçamento de ruas e avenidas, com 3%.

A lista também incluía temas como trânsito, abastecimento de água, impostos, corrupção, entre outras.

A íntegra da pesquisa foi publicada no site do instituto.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levar em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o protocolo Nº MT-02684/2016.

Ainda conforme o levantamento, se o pleito fosse hoje, Procurador Mauro (PSOL) teria 30% dos votos, contra 27% de Emanuel Pinheiro (PMDB) e 20% de Wilson Santos (PSDB). Em terceiro lugar aparece Julier Sebastião (PDT), com 7%, seguido de Serys Slhessarenko (PRB), com 2%. Renato Santtanna (Rede) não foi citado. Nove por cento disseram que vão votar branco ou nulo, enquanto 5% não souberam ou não responderam.

Propostas

Os três candidatos à Prefeitura de Cuiabá, que aparecem nos primeiros lugares na pesquisa, trazem propostas parecidas sobre criação de novas Unidades de Saúde da Família, ampliação na rede de apoio à Atenção Psicossocial e políticas públicas para o combate às drogas.

Líder nas pesquisas, o Procurador Mauro diz em seu plano de governo que, se eleito, irá implantar um Conselho Gestor de Saúde nos bairros para aproximar o cidadão das decisões sobre políticas de saúde.

Além disso, o socialista promete instituir um Comitê Municipal de Promoção da Equidade e Educação Popular em Saúde, trabalhando com a população negra, mulheres, população em situação de rua, população LGBT, população do campo, ribeirinhos e população cigana.

Já Emanuel defende a criação de um sistema informatizado que possibilite o monitoramento dos atendimentos, das doenças e da entrega de medicamentos.

Ele também afirma que irá criar um programa para o combate ao uso do crack. O candidato defende, ainda, a política de gratificações para servidores, reforçando os planos de carreira.

O candidato Wilson Santos traz como bandeira o aumento de leitos no novo Pronto-Socorro, novas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) nos bairros Cidade Alta e Jardim Leblon e novas equipes no PSF (Programa de Saúde da Família).

O tucano garante, ainda, que se eleito, irá transformar o prédio do atual Pronto Socorro Municipal em um “Hospital da Mulher e Materno-Infantil”.

As propostas estão fixadas no plano de governo de cada candidato, entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), junto ao registro de candidatura.

Confira a lista completa dos principais problemas de Cuiabá, na opinião dos eleitores:

 

problemas Cuiabá

 Fonte: http://www.midianews.com.br/

+