- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Por: Mailson Prado com informações da assessoria
A rede estadual de ensino atendeu 504 alunos com deficiência visual no passado. Dentre todos os alunos atendidos, 57 são cegos e os demais tem pouca visão.
Segundo ValditeHeinzen, a diretora do Centro e Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), “as escolas que têm em seu quadro alunos com deficiência visual, cadastrados no Censo Escolar, recebem do Ministério da Educação (MEC) materiais específicos para desenvolver o trabalho com estes alunos”. Dentre os 169 profissionais que atendem os alunos, grande maioria foi qualificada pelo Casies e o restante pelo MEC.
A diretora, completa dizendo que: “É essencial que os pais ou responsáveis entendam a importância do Braille no processo de alfabetização dos estudantes, que pode e deve começar ainda na infância, desenvolvendo neles habilidades de leitura e escrita. A rede pública de educação está apta a receber todos os estudantes”.
O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial ofertou três cursos para essas formações no ano passado, para que os educadores pudessem melhor auxiliar os alunos que tem essas limitações.