- Cuiabá
- SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O Prefeito Emanuel Pinheiro reuniu neste sábado (25), no Hotel Paiaguás, todo o secretariado, adjuntos e diretores municipais para participarem do curso de capacitação e planejamento estratégico ministrado pelo TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado).
Este é o segundo curso realizado dentro PDI (Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado) que tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico.
Ao todo o programa possui cinco macroprojetos de modernização interna e de melhoria dos indicadores sociais. São práticas de administração gerencial que foram adotadas internamente e deram certo no Tribunal de Contas.
O prefeito revela que essa parceria com o TCE-MT já ocorreu em gestões passadas e que agora entra também na sua administração bastando apenas readequá-la a identidade organizacional do seu plano estratégico de governo.
“O meu desejo sempre será uma boa prestação de serviços públicos ao cidadão. A prefeitura existe para atender as necessidades da população. Temos que chegar lá na frente, com eficiência e qualidade para que as pessoas possam se sentir seguras, do contrário, não tem sentido ocuparmos este espaço”, frisou o prefeito.
Ele ainda pontuou aos seus servidores, que a missão do município é desburocratizar as secretarias e fazer as coisas funcionarem. Além disso, reforçou a cada um dos presentes que qualquer ação que deprecie a prefeitura, será uma agressão aos valores insistentemente cobrado pelo gestor que é uma gestão baseada no respeito, na humanização e na inclusão. Por isso, a capacitação oferecida pelo órgão, vem de encontro a sua proposta.
PDI
A capacitação, avaliza a gestão para que tudo aconteça de forma organizada visando a melhora dos serviços de educação, saúde, segurança e demais estruturas de uma administração que deverão ser evoluiadas por meio de metas que garantam bons resultados.
A porta voz de todas essas informações foi a consultora do TCE-MT, Elisabeth Queiroz, que apresentou o modelo de implementação de excelência em gestão pública, com o curso voltado aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo é promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico.
“O PDI é mais que uma ferramenta, é um modelo de gestão. Por meio deste trabalho, buscamos fazer a travessia do sistema burocrático para o modelo de administração gerencial, focado em resultados”, ressaltou Elisabete.
PDI do TCE-MT consiste em aulas de ensino a distância, reuniões de trabalho e cursos. E foi criado em 2012 e implementado nos 20 maiores municípios de Mato Grosso conforme critérios de receita e população.
Fonte: http://www.cuiaba.mt.gov.br