• Cuiabá
  • SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
11/06/2017 - 09:36

Contrariando MPE, governo derruba a Ilha da Banana

Por Luiz Esmael

O governo do Estado saiu como vencedor no imbróglio sobre a demolição da Ilha da Banana, localizada no centro de Cuiabá. O que resta de um antigo casarão começou a ser demolido neste domingo (11/5), desmontado o que vinha sendo como um ‘abrigo’ para usuários de drogas, andarilhos, prostituição e até mesmo esconderijo para aqueles que cometiam furtos e assaltos as pessoas que trafegam entre o Morro da Luz e a Igreja de São Benedito.

A reclamação era constante. Uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) impedia a derrubada e limpeza do local, que fica entre o Morro da Luz e a Igreja São Benedito, na Prainha.

Com a demolição da Ilha da Banana, o governo praticamente consolida o projeto de retomar a obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que passará pelo centro de Cuiabá, Morro da Luz até a região do Coxipó. Mesmo com parecer dos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPE) não recomendar o acerto de acordo entre o governo do Estado e consórcio responsável pelo início do VLT em 2012, a tendência é que o trabalho será retomado.

Para consolidar o término do VLT, o Estado aceitou pagar cerca de R$ 900  milhões para que o consórcio da empresa entregue a obra no fim de 2018. Pelos cálculos do atual governo, Mato Grosso já desembolsou mais de R$ 1 bilhão para o trabalho, interrompido bem próximo da realização da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. Já se vão três anos com tudo parado.

Fonte: http://www.3poderesmt.com.br

+