- Cuiabá
- SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O governador Pedro Taques e os secretários de Estado, Marco Marrafon (Educação) e Rogers Jarbas (Segurança Pública), inauguraram, nesta semana, em Sorriso (398 km ao Norte de Cuiabá), mais uma escola estadual que funcionará no modelo Tiradentes. Este tipo de unidade é referência em disciplina e aprendizagem.
A Escola Estadual Militar Tiradentes do município de Sorriso é a terceira deste modelo inaugurada em 2017 e é fruto de um convênio realizado com a Prefeitura.
Conforme o governador Pedro Taques, após um hiato de mais de 30 anos entre a inauguração da primeira Escola Militar Tiradentes, em Cuiabá, Mato Grosso finalmente está levando a iniciativa para municípios do interior.
“A Escola Tiradentes tem os melhores índices de educação no estado, é um modelo de sucesso e concorrido, mas, acima de tudo, um modelo de formação de bons cidadãos”, disse o governador.
Marco Marrafon destacou que as escolas fazem parte do Pró-Escolas, o maior programa de ações e investimentos da história de Mato Grosso, e que a implementação somente foi possível graças às parcerias com as prefeituras.
“Somente com uma educação de qualidade, que busca restaurar a verdadeira cidadania, com direitos e deveres constitucionais, nós teremos um país melhor, um mundo melhor, com menores índices de violência. E é nisso que apostamos nesta grande união da educação com a segurança”, disse Marrafon.
De acordo com o secretário Rogers Jarbas, o maior investimento que o Estado pode realizar em Segurança Pública é na produção de mais oportunidades aos jovens, como o colégio Tiradentes. “A prospecção é que neste ano o Estado faça 15 mil prisões, em virtude de uma série de fatores, como desemprego, crise, entre outros, mas o que nós realmente buscamos é reverter este quadro e evitar que essas prisões sejam necessárias e as pessoas possam viver mais felizes e com dignidade. Por isso, esta iniciativa é tão importante”, afirmou.
Lecy da Silva de Souza, de 59 anos, matriculou a neta Ianara, de 12 anos na escola, e com poucos dias já notou a diferença no comportamento. “Nota 10, tudo 10 mesmo. Ela e a irmã gêmea fizeram a prova para entrar na escola, só que só ela passou. Mas a gente percebe que até o trato com a irmã mudou, estão mais unidas e amigas do que nunca. Isso aqui deveria ser espalhado para todo o mundo”, disse.
O diretor-comandante da Escola Militar, major Ilton Botelho, explicou que a escola segue as diretrizes das legislações nacional e estadual. Mas, além disso, passa os valores militares.
“Ensinamos os princípios e valores da vida militar, como hierarquia, disciplina, hombridade, honestidade e, acima de tudo, o respeito, que é o grande propulsor da Escola Tiradentes. É no Tiradentes que os alunos aprendem a se respeitar, a respeitar o professor, ao papai e à mamãe, aos colegas na rua. Então, por meio dos valores militares e dos ritos e canções, os nossos alunos aprendem a respeitar”, disse.
O coronel Marcos Roberto, responsável pela interiorização das escolas militares Tiradentes, afirmou que a meta inicial era de cinco unidades no interior do estado em 2017 e mais cinco no ano seguinte. Porém, com o sucesso do projeto, o número pode subir.
Em 2017, a escola de Sorriso atenderá 180 alunos, dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Já no ano letivo de 2018, a expectativa é de que o número suba para 760 estudantes.
Crédito: Gustavo Nascimento | Seduc-MT99