• Cuiabá
  • DOMINGO, 12 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
11/05/2018 - 13:13

Circuito mostra Ciência e Tecnologia para alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande

Prefeita Lucimar visitou experimentos e equipamentos de divulgação científica junto com alunos da Rede de Ensino Municipal

A prefeita Lucimar Sacre de Campos visitou na manhã desta sexta-feira (11) a carreta do Circuito Itinerante do MT Ciências , que está estacionada  no bairro Ipase, em Várzea Grande, onde observou os diversos experimentos e equipamentos de divulgação científica, junto com alunos  da Escola Municipal de Educação Básica “Maria Joana da Silva Almeida” .  “Fiquei impressionada com todos os recursos tecnológicos expostos neste espaço científico. De fato é um ambiente de aprendizado e encantamento, uma vez que são expostos diferentes princípios científicos, o que proporciona mais conhecimento aos nossos alunos  e porque não dizer, o despertar para a ciência e tecnologia”, elogiou.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, disse que a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, possibilitou a vinda do Circuito Itinerante do MT Ciências, justamente nesta semana em que antecede o aniversário de Várzea Grande, e que o  projeto tem sido um presente para todos que visitam o local, principalmente aos alunos da Rede de Educação da Cidade, os do município, estado e particular,onde estão tendo acesso a todos os experimentos inseridos no circuito.

“Quatro mil alunos da rede Municipal já passaram pelo local e tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto todos os experimentos científicos. Essa também é uma forma de potencializar os conhecimentos para a criação de novos projetos que poderão ser apresentados também na feira de ciência, que é realizada em unidades escolares. Esse é um local que todos devem conhecer”, destacou o secretário Silvio Fidelis.

A professora Jaqueline Bispo – da Escola Municipal de Educação Básica “Maria Joana da Silva Almeida”, localizado no bairro Unipark, trouxe nesta manhã 44 alunos de 4 e 5 anos. “É uma chance de aprenderem um pouco mais dos experimentos produzidos a partir da química, física e matemática, além de um incremento a mais aos estudos. É gratificante ver o entusiasmo das crianças, com certeza algumas delas sairão daqui com vontade de ser no futuro um cientista.Este despertar muda a história da educação”,

A superintendente da Secretaria de Estado, Léticia Figueiredo de Oliveira disse que todas as pessoas que veem conhecer o circuito são acompanhadas por uma equipe de oito monitores, devidamente treinados para que a visita ao local tenha um maior impacto possível, com as explicações e interatividade. Ela explica ainda que há 2 projetos semelhantes ao Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, o Museu do Ponto, em Minas Gerais e a Caravana da Ciência, no Rio de Janeiro.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/

+