- Cuiabá
- QUARTA-FEIRA, 15 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) esteve nesta semana, com o secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, para tratar de várias demandas para a região oeste de Mato Grosso, entre elas, a construção de um reservatório de água com capacidade para 400 mil litros para o município de São José dos Quatro Marcos (310 km da capital). Mesmo considerada emergencial, a obra está parada há seis anos.
“Já estive com o governador há alguns meses, que autorizou o pagamento e a efetivação desse projeto, porque ele entendeu a importância e a urgência, mas, infelizmente, nos deparamos com uma situação complicada. Como as obras não haviam sido iniciadas efetivamente, tiveram seu empenho rescindidas pelo atual governo”, explicou o parlamentar.
Foto: ROSE DOMINGUES
Frente à nova situação, Dr. Gimenez foi informado pela equipe técnica da secretaria que o processo precisou ser reiniciado. Até sexta-feira (20), a proposta nº 3366/2019 compreendia 18 pendências passíveis de resolução pela Prefeitura de Quatro Marcos, e que aguardavam resposta do município desde o dia 4 de novembro.
Entre as documentações requeridas, destacam-se: certidões, memorial descritivo e de cálculo de base do apoio do reservatório, cronograma físico-financeiro, licenças ambientais ou de dispensa e planilhas orçamentária, de cotação e de composição de preços. “Estarei atuando junto à prefeitura para apoiar no que for preciso e com isso dar celeridade aos trâmites processuais, porque como deputado do município, quero garantir o pagamento e o início da obra o mais breve possível”, acrescentou.
O projeto para a construção no reservatório no bairro Jardim Popular II data do ano de 2013, mas por falta da liberação de R$ 306 mil pelo governo do estado acabou não podendo ser iniciada pela prefeitura. Essa obra vai atender a população de três localidades da “Grande Vila Nova”, aproximadamente 20% da população do município que atualmente possui 18,5 mil habitantes.
“Quando estive com o governador, a ideia era conseguir um aditivo ao convênio estendendo de 15/07/2019 por mais 12 meses, no entanto, o processo já tinha expirado e toda documentação teria de ser atualizada pela atual gestão municipal. Penso que não adianta lamentar pelo passado, é preciso agir e ser proativo, porque o atual governo já se mostrou parceiro da nossa região e quer construir o reservatório”, reforçou o deputado.
Para o secretário Marcelo Oliveira, ter o apoio dos deputados em relação às demandas dos municípios do interior é importante, ele inclusive buscou apoio do parlamentar para a obtenção de recursos que reforcem o orçamento da Sinfra. Também agradeceu o empenho do deputado, que destinará R$ 1 milhão em emendas no orçamento de 2020 para a infraestrutura, o equivalente a 15% do total das suas emendas parlamentares. “Queremos construir parcerias e trabalhar juntos, por Mato Grosso”.
Fonte: ALMT | Foto: Maike Toscano