• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 22 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
13/03/2020 - 10:32

Saúde em Várzea Grande amplia atendimentos em todos os setores

Audiência Pública apresentou relatório final de 2019 cumprindo o que determina a Legislação de dar transparência e apresentar resultados

Cumprindo preceitos constitucionais de dar transparência aos investimentos do Poder Público, a Secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande apresentou em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal – o Relatório de Gestão de Saúde referente ao 3º e último quadrimestre de 2019. O balanço apresentado em cada setor demonstra o comprometimento de metas da atual gestão, que investiu em melhorias em toda Rede SUS do município durante todo exercício fiscal do ano passado.

Para se ter uma ideia, em 2018 o município aplicou em seu último quadrimestre um montante de R$ 47 milhões, já em 2019 os investimentos alcançaram a marca dos R$ 58,3 milhões, um percentual de 24,7% a mais. Os recursos aplicados do próprio Tesouro Municipal, do total, somaram R$ 29,2 milhões. Já R$ 20,7 milhões Recursos aplicados do Governo Federal e R$ 8,4 milhões recursos provenientes do Governo do Estado de Mato Grosso.

Dos recursos pagos e aplicados, refletiu nos atendimentos realizados, principalmente com destaque para a Atenção Básica – aquele primeiro atendimento realizado -, bem como nos investimentos em melhorias em diversas unidades de saúde. De acordo com os dados foram realizados neste período (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019), 225.696 atendimentos sendo 49.852 atendimentos médicos; 168.328 procedimentos e 7.516 administrações de medicamentos realizadas nas Clínicas de Atenção Primária e Saúde – PSF e nas Unidades Básicas de Saúde.

“Passaram pelas unidades de Atenção Básica no último quadrimestre de 2019, 49.854 pacientes que realizaram 168.328 procedimentos (consultas, exames) e receberam 7.516 medicamentos”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

A Secretaria Municipal de Saúde também investiu em ações contínuas de serviços especializados em reabilitação física e intelectual de média e alta complexidade. O “Programa Melhor em Casa” leva atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias, evitando filas nos serviços de urgência e emergência. Entre os meses de setembro a dezembro, o setor realizou o acompanhamento de 3.116 pacientes, com os serviços de reabilitação em pacientes com múltiplas deficiências; serviços de fisioterapias; tratamento de traumatismo; aferição de pressão; sondagem gástrica dentre outros.

Outro dado de destaque é com relação ao atendimento e procedimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA – localizadas nas regiões do Ipase e Cristo Rei, que totalizaram 84,4 mil atendimentos. Vale destacar que na UPA Cristo Rei houve um aumentou em 100% do número de atendimento se comparado o mesmo período de 2018.

O atendimento no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande também apresentou aumento nos atendimentos e procedimentos. Em 2018 a unidade computou no último quadrimestre 4.422, já em 2019 a unidade registrou no mesmo período 4.862 atendimentos. Isso se deve em função do PS ter portas abertas e receber pacientes vindos de toda a baixada cuiabana.

Para o Técnico de Saúde (Economista do Sistema Único de Saúde – SUS), Marcos Tertuliano França, os dados apresentados demonstram claramente a evolução alcançada no setor de Saúde e em todos os setores que compreende a pasta. “Os números são positivos em vários setores e isso muito se deve a política pública adotada pela atual gestão que vem fazendo considerável investimento no setor, e essa evolução vem ocorrendo desde 2015. As ofertas de novos serviços, a humanização nos atendimentos e investimentos na melhoria física, além de insumos e materiais hospitalares, têm contribuído para esse cenário de crescimento do setor. Isso mostra que estamos trilhando num caminho de progresso e quem ganha com isso é a população”, comemorou.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, destaca que a Saúde Pública Municipal tem melhorado paulatinamente e que os números apresentados atestam essa evolução, que refletem na qualidade dos serviços prestados à população, seja nos serviços de Pronto Atendimento ou nos atendimentos de urgência de emergência.  “O nosso desafio é encontrar o ponto de equilíbrio entre a busca da sociedade e a oferta do Sistema Único de Saúde, e isso tem sido uma tarefa difícil porque a demanda será sempre maior que os investimentos feitos no setor, porém essa realidade não nos intimida, a cada dia investimos mais, na busca da oferta de mais serviços e o equilíbrio fiscal”, afiançou.

Diógenes Marcondes disse ainda que a Saúde ganhou mais visibilidade no nível de transparência dos serviços disponibilizados a população. “Além das audiências públicas, onde apresentamos a população os nossos trabalhos, hoje temos também uma rede de ferramentas indispensáveis que consiste no atendimento direto a qualquer pessoa, como a Ouvidoria Cidadã que recebe as solicitações e sugestões da população. Já as Ações da Saúde Atendimentos em Tempo Real, apresenta as funcionalidades e números de pacientes que estão em atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento. Outro fator importante é o trabalho de auditoria que vem sendo realizado desde 2018 onde todos os serviços da pasta são avaliados. Esse procedimento também é um dos atos adotados pela atual gestão no que tange a transparência e eficiência de todos os serviços disponibilizados pela Saúde Pública Municipal”.

ACOMPANHAMENTO: A Secretaria de Saúde de Várzea Grande adotou um sistema de informação apresentando de forma online a funcionalidade dos atendimentos realizados no Hospital e Pronto Socorro Municipal, com dados das emergências adulto e pediátrica, além do acompanhamento operacional das Unidades de Pronto Atendimento – 24h -UPA – das regiões do Ipase e Cristo Rei.

O Hospital e Pronto Socorro Municipal e as UPAs IPASE e Cristo Rei são as três unidades de urgência e emergência e que funcionam 24 horas todos os dias através do Sistema Único de Saúde – SUS sem nenhum tipo de custos para os pacientes.

Para acessar diretamente os números de pacientes atendidos nas três maiores unidades de saúde de Várzea Grande, basta acessar o Portal da Prefeitura www.varzeagrande.mt.gov.br e clicar no link – Ações da Saúde – Atendimento em tempo real. As informações são atualizadas diretamente pelas instituições de saúde, e os números apresentados facilitam o acesso da população aos serviços disponibilizados pela Saúde Pública Municipal.

“Com o monitoramento dos dados, é possível verificar quantos pacientes estão em atendimento e a lotação de cada unidade. O novo sistema foi criado para melhorar ainda mais o acolhimento da população, além de ser também uma forma de transparência dos serviços ofertados a população, no setor de Saúde Pública”, completou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

 

 

 

 

Por:  Kátia Passos     |   Fonte:   Secom/VG

+