• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 22 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
31/12/2020 - 10:57

Senar-MT: programa de orientação técnica pode chegar a mais de 50 cidades em 2021

Equipe de Assistência Técnica e Gerencial atendeu pelo menos 600 produtores em 33 municípios do estado este ano; com demanda crescente, meta é ampliar leque de atuação

O conhecimento como caminho para a transformação. É assim que centenas de produtores rurais em Mato Grosso estão conseguindo melhorar o desempenho no campo, aprimorando a atividade desenvolvida ou mesmo diversificando a fonte de renda de propriedade. O apoio vem da equipe do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, que fornece as informações e orientações necessárias para que os resultados para cada produtor apareçam.

“A ATeG é um dos principais produtos que temos, senão o principal. Ela tende a crescer muito e a ocupar espaço muito grande dentro do Senar-MT, porque a gente entende que ela transforma vidas. O produtor de leite que tira 100 litros dia, por exemplo, recebe assistência técnica gratuita e passa a tirar 300 litros. Temos várias histórias assim”, comenta Chico de Castro, superintendente do Senar-MT.

O sucesso do trabalho também é comprovado pela crescente demanda. Em 2020 mais de 600 produtores participaram dos programas da ATeG em 33 municípios do estado. Para 2021, o leque de atuação vai aumentar. “Nós não vamos restringir a ATeG. Vamos formatá-la para conseguir atender o máximo de produtores. Em 2021 devemos atender mais 22 municípios, que estão com a demanda em estudo neste momento. Quando o sindicato rural solicita o trabalho da ATeG, a gente inicia um estudo de viabilidade, não podemos falar ‘sim’ antes de realizar este estudo”, explica o superintendente do Senar-MT, ressaltando que a meta é fazer o possível para atender a todos os pedidos.

Caso a demanda seja atendida em sua totalidade, subirá para 55 o número de municípios com produtores assistidos pela equipe da ATeG. Ou seja, produtores rurais de mais de um terço das cidades mato-grossenses (o estado tem 141 ao todo) poderão melhorar o desempenho da propriedade por meio da orientação técnica em áreas como bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, horticultura, fruticultura e piscicultura.

Fonte: https://blogs.canalrural.com.br/

+