- Cuiabá
- QUINTA-FEIRA, 16 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O deputado estadual Allan Kardec (PDT) participou, nesta segunda-feira (14), de uma reunião com a secretária de Estado do Meio Ambiente Mauren Lazzaretti na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a alertou sobre a situação das baías de Chacororé e Sia Mariana. Segundo o parlamentar, o trabalho feito no local até agora foi apenas paliativo, e as baías correm o risco de secar já no próximo mês de agosto.
“Infelizmente nada foi resolvido, foi feito um trabalho paliativo debaixo de algumas pontes no Estirão Cumprido em Barão, e agora a gente está aí com um imbróglio, né. O Ministério Público tem uma ação civil em cima da situação, a gente tem falado com a secretária Mauren para que a gente possa fazer a desobstrução de todos os corixos que alimentam as duas baías”, explicou Kardec.
O deputado contou que eles já receberam, no último dia 6 de junho, um vídeo de um pescador dentro da baía de Sia Mariana, em pé e com a água na altura de sua canela. “Então estamos prevendo que pode ser que este ano antecipe a questão da seca e nós teremos novamente duas baías, que são o berçário do Pantanal, sofrendo isso”, lamentou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Leverger, Rômulo Queiroz (PV), também participou
da reunião. Ele afirmou à imprensa que a situação é preocupante e que a população também está sem água. “Nós estamos lá em Mimoso com perfurações de poços artesianos porque infelizmente vem secando. Cada vez que passa é uma situação mais complicada. E nós estamos recorrendo à Assembleia Legislativa, através do presidente Max, do deputado Allan, propor parcerias junto ao estado, junto à comunidade, para a gente ver o que pode amenizar nessa questão”, afirmou.
Como forma de evitar mais estragos, o deputado Allan Kardec apresentou um projeto de lei para tornar as baías unidades de conservação. O PL deve ser votado nesta semana e, segundo o parlamentar, caso seja aprovado “elas [as baías] poderão receber recursos, para que elas possam todo ano fazer esse trabalho de desobstrução e também de peixamento, enfim, tudo voltado para a questão do meio ambiente”, explicou.