- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 22 , ABRIL 2025
- (65) 99245-0868
Quase um mês após a China interromper a importação de carne bovina de todo o Brasil depois de um caso identificado de vaca louca, o país asiático suspendeu o embargo e deve retomar as vendas do produto em breve. A informação foi dada por Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, à TV Globo.
Outros países como a Tailândia, Irã e Jordânia também haviam suspendido as importações de carne de todo o Brasil. Mas, segundo laboratórios, o caso da doença no animal era atípico e resultado de um envelhecimento natural, ou seja, sem risco de contaminação do rebanho.
Lula está indo para a China neste final de semana, onde deve se encontrar com Xi Jinping, presidente do país, para discutir, entre outros temas, avanços na pauta comercial entre os países.
A suspensão dos embarques foi acionada depois da confirmação de um caso de vaca louca numa fazenda no Pará. O Brasil adota o autoembargo para cumprir um protocolo sanitário assinado com China em 2015.
A última vez que isso aconteceu foi em 2021, quando país ficou mais de 100 dias sem exportar carnes para os chineses. A demora aconteceu por causa da relação conflituosa do ex-presidente Jair Bolsonaro com a China.
Fonte: Odocumento | Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação