• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 22 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
25/04/2023 - 10:58

Ruralista cobra do governo do Estado ação mais firme para destravar a Ferrogrão; STF julga ação do PSOL dia 31

Traçado da Ferrogrão, conforme imagem do governo federal

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, cobrou do governo do Estado a solução definitiva para o gargalo do escoamento da produção do Norte do Estado pela ferrovia, no caso, a Ferrogrão, que está em um impasse jurídico devido a uma ação movida pelo PSOL, de que a obra traria impacto ao meio ambiente.

_“Interceda junto às autoridades federais para o destravamento da ferrogrão. Precisamos da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) até Lucas do Rio Verde, mas só vamos resolver os problemas de infraestrutura com a ferrovia e é um anseio dessa região Norte por muitos anos e a Ferrogrão precisa ser uma realidade”, destacou Redivo.

Ilson Redico, presidente do Sindicato Rural de Sinop

A  Ferrogrão vai ligar Sinop ao Porto de Miritituba (PA), onde quase 51% da produção de grãos de Mato Grosso já vem sendo escoado.

Contudo, está agendado para 31 de maio o julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). O projeto instituído em 2012 prevê a criação de um complexo ferroviário e rodoviário de 933 quilômetros e será o principal centro de escoamento de grãos de Mato Grosso. Conforme o PSOL, a obra da Ferrogrão alteraria os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará.

No julgamento, a Corte vai decidir se as alterações nas unidades de conservação poderiam ter sido feitas através de uma Medida Provisória (MP), que depois foi convertida em lei pelo Congresso. Foram extraídos cerca de 800 hectares do Parque Nacional para que os trilhos passem pelo local.

+