• Cuiabá
  • SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
16/06/2023 - 09:18

Sobreposição de áreas é o principal entrave para produtores conseguirem Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais

A sobreposição de áreas na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o principal problema enfrentado pelos produtores rurais para obter o documento junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Tocar o dedo na ferida e ajudar os produtores a resolver o problema é o que fará o Instituto Ação Verde (IAV) durante o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia, que começou no dia 14 de junho e encerra nesta sexta-feira (16).

O instituto vai apresentar aos produtores a ferramenta “MAPADOCAR”, que soluciona o problema da sobreposição. A ferramenta também será apresentada aos profissionais técnicos da região, que poderão continuar auxiliando os produtores.

O presidente do Instituto Ação Verde e vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) na região Leste, Luiz Pedro Bier, explica que MAPADOCAR tem uma ampla base de dados, como imagens de Satélites, Bases Mundiais e Federais, Cartas Topográficas, Bases Estaduais, Base Geográfica 1:25.000 da FBDS, Mapa dos Biomas, Mapa Político Administrativo e Rodoviário, dentre outras.

“A sobreposição, hoje, é o principal motivo de devolução de CAR no Estado. Essa dificuldade é estadual e temos problema de morosidade de análise, CAR feito de maneira incorreta, dentre vários problemas no Estado inteiro. Barra do Garças saiu na frente e quis enfrentar o problema de frente. Os produtores estão de parabéns”, afirma Bier.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento ambiental do Estado. Além disso, é um documento essencial no relacionamento com instituições financeiras e o Instituto Ação Verde trabalha para mostrar que os produtores de MT são os mais sustentáveis do mundo.

Mesmo com os problemas da sobreposição, Mato Grosso tem 136 mil cadastros, sendo 76% já foi analisado e 10% do total foi validado, conforme dados do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR). Dados do Sistema Florestal Brasileiro (SFB) revelam que a área analisada através do SIMCAR é mais de 10 vezes a média nacional, que é de 4%, sendo validados 0,6%.

 

 

Fonte:  ODOC

+