• Cuiabá
  • SEGUNDA-FEIRA, 21 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
14/07/2023 - 12:09

Produção de farelo de milho deve atingir 3 milhões de toneladas este ano; Mato Grosso lidera

Mato Grosso lidera a produção nacional seja no milho, quanto na produção do etanol do milho

A crescente disponibilidade do DDG/DDGS (farelo de milho), resíduo da fabricação do etanol de milho, torna o produto uma alternativa mais atrativa em relação a outras fontes de proteína animal. Por isso, para a atual safra, a estimativa de produção brasileira é de 3 milhões de toneladas. As projeções indicam que até 2031/2032 a produção brasileira de DDG/DDGS chegará a aproximadamente 6,5 milhões de toneladas.

Mato Grosso lidera a produção nacional seja no milho, quanto na produção do etanol do milho e, consequentemente, o DDG/DDGS e corresponde a cerca de 70% da produção nacional deste tipo de farelo.

O excedente tem potencial de atender mercados internacionais. Cerca de 80% dos custos da produção de carnes é com alimentação animal. De acordo com um relatório da MarketsandMarkets, a demanda global por DDG/DDGS deverá crescer a uma taxa composta anual de 3,2% entre 2020 e 2025, impulsionada pelo aumento do consumo de carne, sobretudo em países em desenvolvimento.

“A exportação do farelo de milho brasileiro representa, portanto, uma oportunidade para gerar mais receitas, desenvolvimento de tecnologia e atração de capital externo. A vinculação do farelo ao preço internacional do grão de milho, o que não acontece com o etanol, também favorece a manutenção da produção, caso haja queda no consumo global de combustíveis, como ocorreu na pandemia”, aponta o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco.

O DDG/DDGS pode assumir cerca de 20% a 25% do faturamento da indústria de etanol, garantindo a sustentabilidade do negócio, sendo que a cadeia do etanol, farelo e óleo de milho, pode gerar um valor agregado de cerca de 60% maior do que o grão cru.

Por meio de um projeto em parceria da Unem com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o produto produzido em Mato Grosso e nos demais estados com plantas de etanol de milho serão exportados para mercados-alvos com base na produção pecuária: China, Espanha, Indonésia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Tailândia, Turquia e Vietnã.

 

 

Fonte:  ODOC

+