- Cuiabá
- SEGUNDA-FEIRA, 21 , ABRIL 2025
- (65) 99245-0868
As exportações de aves em Mato Grosso tiveram aumento de 52,24% com embarque de 46,6 mil toneladas de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados). No Brasil, foram enviadas 2,629 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2023, número 8,5% maior que o mesmo período do ano passado, conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O cenário positivo é atribuído à confiança internacional no status sanitário do Brasil, sem registros de influenza aviária em granjas comerciais, enquanto outros países enfrentam focos da doença.
A exceção é o estado de Santa Catarina foi afetado pela decisão do Japão em suspender a compra de aves daquele estado após registro de foco de Influenza Aviária em ave de fundo de quintal.
O Brasil não possui qualquer registro de influenza aviária na produção industrial – esta é a única situação que poderia gerar alteração no status brasileiro como livre da doença junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
No levantamento por países, a China segue como principal destino, com 390,7 mil toneladas importadas entre janeiro e junho (superando em 33% o resultado alcançado no primeiro semestre de 2022). Em seguida estão o Japão, com 219,8 mil toneladas (+8,5%), Emirados Árabes Unidos, com 200,1 mil toneladas (-18,3%), África do Sul, com 189,7 mil toneladas (+16,5%) e Arábia Saudita, com 176,8 mil toneladas (+8,4%).
“Ao longo deste ano registramos elevações em praticamente todos os destinos de exportações do Brasil, especialmente na Ásia. O comportamento positivo das exportações em níveis mensais médios próximos das 440 mil toneladas é uma sinalização importante da confiança dos mercados na qualidade do produto, na biossegurança da produção e na transparência e efetividade do trabalho do Ministério da Agricultura e demais órgãos do Brasil sobre o monitoramento da Influenza Aviária”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Fonte: ODOC