• Cuiabá
  • SEGUNDA-FEIRA, 21 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
29/08/2023 - 15:21

Presidente da Câmara de Cuiabá ‘puxa orelha’ de vereadores por constantes atrasos para sessões

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), tomou a iniciativa de distribuir um informativo entre seus colegas parlamentares, a fim de alertá-los sobre o horário de início da sessão ordinária e a organização dos blocos de participação dos vereadores durante a plenária.

O “puxão de orelha” é uma tentativa de resolver os atrasos frequentes que resultam na suspensão das sessões devido à falta de quórum. Na terça-feira (29), por exemplo, Chico demonstrou frustração e ameaçou encerrar a sessão às 9h30, antes da Ordem do Dia, devido à ausência de mais da metade dos vereadores.

Chico 2000 explicou o procedimento da Casa: “O pequeno expediente inicia às 9h e encerra às 10h. Na tribuna, cada vereador tem 20 minutos. O grande expediente começa às 10h20 e termina às 11h20, seguido pela Ordem do Dia.”

Após a chamada de atenção, os vereadores se dirigiram ao plenário e a sessão foi retomada. Esta é a segunda chamada do presidente da Casa em menos de uma semana. No dia 24, ele apresentou uma carta de repúdio contra a vereadora Edna Sampaio (PT), onde ele afirmou que a petista ataca todos os vereadores cuiabanos com uma “metralhadora”.

“Amparada por decisão liminar que SUSPENDEU o procedimento a que responde, armou-se de uma metralhadora giratória e passou a desferir ataques de forma ampla, como se o Poder Judiciário lhe tivesse concedido, não uma liminar suspendendo a tramitação do processo, mas sim um salvo conduto para cometimento de atos de ofensas e desrespeito”, disse Chico 2000

Chico 2000 foi empossado novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá no início do ano para o biênio 2023/2024. Ele foi eleito durante a sessão plenária com 18 votos sim. A sessão contou com 5 votos não, uma ausência e uma abstenção. O vereador está em seu 5º mandato como vereador de Cuiabá. Ele é da base de apoio do prefeito Emanuel Pinheiro, que acumula mais uma vitória sobre o grupo de oposição.

 

Fonte:  ODOC

+