• Cuiabá
  • QUARTA-FEIRA, 16 , OUTUBRO 2024
  • (65) 99245-0868
16/10/2024 - 15:02

Corpo de Bombeiros remove enxame de abelhas que estava em telhado de banheiro de Parque Municipal

Após a remoção, o enxame foi realocado em um apiário de um produtor vinculado a um programa de produção de mel

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta quarta-feira (16.10), para remover um enxame de abelhas que se instalou no telhado de um banheiro do Parque Ecológico Municipal, localizado no bairro Recanto dos Pássaros, em Sorriso (399 km de Cuiabá).

A equipe da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM) recebeu o chamado da Defesa Civil Municipal, que inicialmente identificou o enxame como voador. No entanto, após uma inspeção, foi constatado que as abelhas estavam fixas no local há aproximadamente duas semanas.

Para garantir a segurança dos frequentadores do parque e evitar possíveis incidentes, os bombeiros militares, em colaboração com apicultores de um programa municipal de produção de mel, planejaram e fizeram a remoção das abelhas com os devidos cuidados, colocando-as em uma caixa apropriada de transporte.

Após a remoção, o enxame foi realocado em um apiário de um produtor vinculado ao programa municipal.

Retirada Segura

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outros insetos agressivos, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193 para solicitar assistência profissional.

Em situações em que o risco é iminente, pode ser necessário adotar medidas apropriadas para lidar com os insetos. Além disso, em casos específicos envolvendo enxames de abelhas, o apoio de apicultores especializados pode ser solicitado.

Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves, incluindo o risco de morte. O acionamento dos profissionais, como o Corpo de Bombeiros Militar, é a forma correta de garantir a intervenção adequada nessas ocorrências e evitar riscos desnecessários.

 

Fonte:  MTGOV   |   Foto:  CBM-MT

+