- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 17 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Moradores do Bairro São Mateus em Cuiabá, que foram duramente castigados pelas chuvas de domingo (12), aos poucos vão retornando a vida normal. Muitas famílias perderam tudo e nos primeiros dias, qualquer sinal de chuva era motivo de apreensão e medo.
Essas famílias agora estão mais tranquilas graças as ações imediatas realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que fez o desassoreamento do Córrego do Gambá.
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), também concluiu na tarde de quinta-feira (16) a limpeza no bairro com os caminhões cata-treco, sendo recolhidos 16 toneladas de materiais perdidos com a água que invadiu as casas, entre eles, móveis, eletrodomésticos, roupas, colchões, produtos de uma tapeçaria, entre outros.
“A rotina está voltando ao normal. Tudo tranquilo, as chuvas que caíram na quarta-feira (15), graças a Deus, não alagaram mais. Os primeiros dias depois da enchente de domingo foram de apreensão e medo, mas aos poucos a vida está voltando ao normal”, relatou o presidente do bairro São Mateus, Joeder Silva Barbalho, conhecido como Lobão.
Além da Limpurb, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência também atendeu aos moradores com a doação de colchões e alimentos.
A solidariedade mobilizou outras pessoas anônimas, que contribuíram com alimentos, roupas e camas. As famílias ainda precisam de ajuda, tendo em vista que muitas delas não conseguiram salvar nada, perderam tudo.
Equipes da Secretaria de Assistência Social, através do Cras Dom Aquino seguem fazendo o levantamento das famílias atingidas.
CATA-TRECO
Agora os caminhões cata-trecos seguirão para missão em outros bairros. Segundo o coordenador do cata-treco, Mateus Henrique de Jesus, as equipes vão atender moradores da Cohab São Gonçalo e região e do bairro Jardim Tropical, que também sofreram alagamentos e famílias perderam bens materiais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá | Foto: Emanoele Daiane