- Cuiabá
- DOMINGO, 12 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura de Cuiabá vai promover uma audiência pública para discutir a gestão do Distrito Integrado, Industrial e Comercial.
O caminho para que todo o processo seja finalizado, tornando-se Lei, contém algumas etapas no cronograma e, uma das principais, é a realização da audiência pública, que será promovida no dia 3 de abril, às 19h, no auditório do Sesi no Distrito Industrial.
Histórico
Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá enviou para a Sedec (atual gestora do polo industrial) um ofício solicitando a doação da área para gestão administrativa do DIICC. Além da unidade em Cuiabá, a Sedec também gerencia o Distrito Industrial de Cáceres.
O secretário da Sedec, Carlos Avalone, explica que o Governo do Estado sempre motivou desenvolvimento dos municípios e uma das ferramentas foi a criação dos Distritos Industriais em pontos estratégicos. “Os Distritos Industriais são importantes instrumentos para promover o fortalecimento socioeconômico das cidades, fomentando políticas setoriais para fortalecer os segmentos empresariais. Em outras ocasiões, o poder estadual já realizou a doação de áreas e administração destes polos aos municípios para que possam promover o ordenamento e gerenciamento destes espaços”, pontuou, citando o caso do Distrito de Rondonópolis que ocorreu em 2003..
Outras fases
A equipe técnica da Superintendência de Política Industrial da secretaria elaborou um diagnóstico minucioso sobre o Distrito da capital mato-grossense, levantando dados históricos até os dias atuais.
O segundo momento será a realização da audiência pública para ouvir diretamente da população e demais envolvidos o que acham sobre o assunto.
Em seguida, será elaborada uma minuta do Projeto de Lei de Doação e outra do Decreto, por fim, toda a documentação será enviada para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que fará as considerações e, se aprovar, enviará para apreciação na Casa Civil.
Para que o município consiga a doação definitiva da gestão da área pelo Governo estadual, o projeto deverá ser votado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Distrito Cuiabá
O DIICC atualmente comporta 251 empresas diversas (implantadas, em implantação e reservas), com aproximadamente 70% em funcionamento e gera cerca de 4.746 empregos diretos, nos mais variados setores.
Fonte: http://www.mt.gov.br