• Cuiabá
  • DOMINGO, 12 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
06/04/2018 - 09:28

Curso de Ciências Contábeis da Unic recebe o Consciência Cidadã

Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Cuiabá (Unic) da Avenida Beira Rio, em Cuiabá, receberam na noite de terça-feira (03.04) uma aula de cidadania e controle social ministrada pelo vice-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro interino Luiz Henrique Lima. Foi a segunda edição este ano do Programa Consciência Cidadã nas Universidades, que tem por objetivo sensibilizar esse público sobre a importância da participação popular na aplicação dos recursos públicos.

O conselheiro fez um breve histórico do surgimento do Tribunal de Contas como fiscal dos recursos públicos, destacou as atribuições do órgão de controle externo definidas pela Constituição de 1988, e discorreu sobre o modelo ideal de Tribunal de Contas, desejado pela sociedade, que atue na prevenção de erros e desperdícios de dinheiro público e que também puna os gestores que fizerem mau uso desses recursos, que pertencem a toda a sociedade.

De forma didática, Luiz Henrique Lima citou três exemplos de denúncias feitas por pessoas comuns, da sociedade, ao Tribunal de Contas, que tiveram resultado positivo, com a constatação da irregularidade, a devida correção do problema e a punição do gestor. Tudo isso para mostrar a importância da fiscalização pela sociedade e também da denúncia aos órgãos competentes.

Para o diretor da Faculdade de Ciências Sociais da Unic Beira Rio, professor Antônio Alberto Schommer, a palestra do conselheiro Luiz Henrique Lima representou uma oportunidade única para os estudantes conhecerem melhor a missão do Tribunal de Contas e de que forma o trabalho da instituição afeta a vida de todas as pessoas. Disse ainda que os estudantes puderam debater um tema latente na sociedade atual, que é a corrupção nos órgãos públicos.

Um dos organizadores do evento, o estudante Paulo Henrique, do 8º semestre, ressaltou que a palestra do conselheiro serviu para os alunos conhecerem um pouco mais do trabalho do Tribunal de Contas como órgão fiscalizador e também para aproximar o órgão de controle externo daqueles alunos que almejam as carreiras de auditor ou fiscal de contas.

Outro estudante, Wilson da Silva, gostou de conhecer a atuação do Tribunal de Contas no combate à corrupção, com a fiscalização dos órgãos e agentes públicos. Após a palestra, o conselheiro abriu espaço para debate e para que os estudantes esclarecessem as suas dúvidas.

Fonte:http://www.tce.mt.gov.br

+