Bom dia! Daqui a pouco sigo para Londrina (PR) para a cerimônia de
abertura do AgroBit Brasil. Mas antes gostaria de dar uma ótima notícia: habilitação de mais 13 plantas para China.
- Cuiabá
- DOMINGO, 20 , ABRIL 2025
- (65) 99245-0868
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou nesta terça-feira, 12, a habilitação pela China de 13 plantas do Brasil. Segundo ela, o país asiático liberou cinco frigoríficos de suínos, cinco de carne bovina e três de aves. “Essa é a grande notícia do dia”, disse. Na semana passada, os chineses já haviam habilitado sete indústrias de Santa Catarina a exportar miúdos de suínos.
Bom dia! Daqui a pouco sigo para Londrina (PR) para a cerimônia de
abertura do AgroBit Brasil. Mas antes gostaria de dar uma ótima notícia: habilitação de mais 13 plantas para China.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a habilitação. De acordo com o presidente da entidade, Francisco Turra, as cinco novas plantas produtoras e exportadoras de suínos e as três unidades de aves devem ampliar ainda mais a importância da China na pauta exportadora de proteína animal. Agora, o Brasil passa a contar com 16 plantas habilitadas para exportar carne suína para o mercado chinês, e 46 plantas para embarques de carne de frango.
“Nas prévias da realização do encontro dos BRICS, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China, a notícia das novas habilitações dá o tom da parceria que China e Brasil estão construindo em prol da segurança alimentar e da ampliação da pauta comercial. Já consolidado como principal fornecedor externo de frango para a China, o Brasil agora deve expandir sua participação, também, nas vendas de carne suína”, ressalta. Vale citar que o gigante asiático passa por um grave surto de peste suína africana, que já dizimou milhões de animais.
Segundo a entidade, desde o início do ano, a China assumiu a liderança entre os principais destinos das exportações da avicultura e da suinocultura do Brasil. Entre janeiro e outubro, o país asiático importou 183,1 mil toneladas de carne suína, alta de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, gerando receita de US$ 429,8 milhões (+66%). Em relação à carne de frango, foram 444,7 mil toneladas, incremento de 22%, com resultado cambial de US$ 931,7 milhões (+38%).
Ao todo, 31,4% da carne suína e 13,3% da carne de frango exportadas pelo Brasil em 2019 foram embarcadas à China
Confira os frigoríficos habilitados, segundo apuração do Canal Rural:
Por: Francielle Bertolacini | Foto: Yang Guanyu | Fonte: https://canalrural.uol.com.br/