- Cuiabá
- SEGUNDA-FEIRA, 21 , ABRIL 2025
- (65) 99245-0868
Levantamento feito pelo portal G1-MT, dos últimos três anos de gestão na Capital, aponta que o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (MDB), cumpriu 9 das 18 propostas feitas diretamente com a população quando da sua eleição em 2016. Dos compromissos cumpridos, conforme o levantamento, apenas um foi cumprido em parte, e os outros oito não cumpridos.
Quando eleito, o prefeito de Cuiabá registrou os compromissos no Tribunal Superior Eleitoral (TRE-MT). Com o cumprimento de 50% das promessas de campanha, Emanuel Pinheiro teve um desempenho acima da média nacional, cujo levantamento mostrou que 39% dos prefeitos das capitais cumpriram os compromissos de campanha.
A educação, setor que o prefeito define como um case de sucesso, que conta com uma equipe técnica de alto nível, teve destaque a elaboração do novo projeto pedagógico da educação municipal, com o projeto de alfabetização cuiabano (Proac), “que foi um sucesso e é a nova política pedagógica da Capital”, diz o prefeito.
“Os fundamentos da minha gestão, que é uma gestão humanizada, uma gestão que gosta de gente, que gosta de povo e que prioriza os mais pobres, é cuidar dos 700 mil cuiabanos, mas principalmente dos mais humildes. Minha gestão tem compromisso com a inclusão e a justiça social. E a base da minha gestão é saúde, educação e assistência social”, afirmou.
Na educação, conforme o levantamento, a prefeitura da capital cumpriu a ampliação de vagas na educação infantil. A gestão abriu cerca de 500 vagas novas por ano nestes 3 anos de mandato. Emanuel Pinheiro também cumpriu o retorno do programa ‘Bom de Bola, Bom de Escola’ e a criação de bibliotecas infantis e briquedotecas. “Resgatamos o Bom de Bola, Bom de Escola que começou com 250 alunos, passou para 400 e hoje tem 900 e já está em todas as regiões da cidade”.
Na Saúde, outro ponto prioritário da gestão, o prefeito conseguiu concluir a obra do novo Hospital Municipal de Cuiabá, e, conforme o levantamento, não implementou ainda um programa para o combate ao uso de crack e para apoio à recuperação do dependente, incluindo assistência à família dos dependentes químicos, conforme prometeu em 2016.
Das 18 promessas registradas, não foram cumpridas integralmente às relacionadas às áreas de saúde, mobilidade urbana, habitação e direitos humanos e sociais. Já as medidas anunciadas no plano de governo que foram totalmente viabilizadas em seu mandato estão nas áreas infraestrutura, meio ambiente e turismo. As parcialmente atendidas estão nas áreas de segurança pública e educação e cultura.
Por: Odocumento