• Cuiabá
  • QUARTA-FEIRA, 15 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
14/01/2020 - 10:02

Mauro Mendes garante regularização de repasses da saúde e anuncia construção de 200 pontes de grande porte

O governador Mauro Mendes (DEM) demonstrou na manhã desta segunda-feira (13), durante a inauguração da Avenida Parque do Barbado, em Cuiabá, que está animado com a situação que colocou Mato Grosso em apenas um ano de gestão. Conforme Mendes, até final de janeiro não haverá nenhum município com dívida em atraso da sua gestão e os fornecedores pagos em dia.

“Nenhum município vai ter uma dívida dos repasses obrigatórios da nossa administração em relação a saúde. Há um ano atrás eram onze meses em atraso e já pagamos uma boa parte do atrasado que tinha dos anos de 2016, 2017 e 2018”, disse o governador, que fez questão de destacar a forma de atuação do seu governo.

“O que mudou em Mato Grosso: foi pago o FEX em 2018, de 2019, não. Caiu dinheiro do céu, não. O que aconteceu foi num passe de mágica, não. É trabalho sério, é honestidade na aplicação do recurso público, é economizar o tempo todo. Porque economia é importante, pois não há dinheiro que dê quando você gasta mal. E aí você começa entregar os resultados para a população”, afirmou.

E essa postura, conforme o governador, será a tônica do seu governo. “É assim que nós vamos continuar em 2020. Temos um planejamento extremamente ousado na área de infraestrutura para os próximos anos. Mas planejamento com os pés no chão. Não vendemos sonhos nem ilusões”, disse, acrescentando que há poucos dias o seu governo autorizou a contratação de projeto básico para a construção de mais de 200 pontes de grande porte no Estado para os próximos anos. “Estamos preparando e vamos soltar várias licitações, serão vários chamamentos”, adiantou.

Segundo Mauro Mendes, o governo até agora está investindo com recursos da fonte 100. “Até agora estamos investindo cem por cento de dinheiro do Estado de Mato Grosso. Vamos fazer aquilo que consegui fazer em Cuiabá. Entregar uma gestão equilibrada, com fornecedores pagos em dia. Mudamos a forma de administrar no Estado e a forma de relacionar com os nossos prestadores de serviço. E as coisas estão saindo, estão acontecendo. E a coisa mais básica e simples, é você pagar em dia o serviço dos prestadores de serviço”, afirmou.

Conforme Mendes, “em 2019 isso mudou radicalmente. É um dever nosso, mas muitas vezes o Poder Público não cumpre com o seu dever. Hoje, se uma medição é entregue na Secretaria de Infraestrura no dia 30, no máximo no dia 15, no mais tardar dia 20 do mês subseqüente, o dinheiro está sendo depositado de acordo com a aprovação da medição”. O governador observou que “isso permite a esses empreendedores, trabalhar com segurança, comprar melhor, pagar melhor e fazer com que as obras aconteçam dentro do padrão de qualidade que nós esperamos, que desejamos no Estado de Mato Grosso”.

Mendes disse que o governo precisou, para atingir o equilíbrio, tomar uma série de medidas. “Conseguimos durante 2019 implementar uma série de medidas, muitas incompreendidas, questionadas, mas é necessário fazer as mudanças. O que não poderia acontecer era Mato Grosso continuar na mesma direção e com os mesmos resultados que vinha colecionando até 2018. Eu lembro que em janeiro do ano passado nós tínhamos onze meses de atraso na saúde”.

O mesmo fato ocorria com os fornecedores, segundo Mendes. “Tínhamos fornecedores com oito, dez meses de atraso no pagamento. Tínhamos uma inadimplência com onze mil fornecedores no Estado de Mato Grosso. O balanço oficial do Estado trazia 3 bilhões e 575 milhões de reais de restos a pagar. Uma situação próxima de um colapso financeiro, por isso decretamos calamidade financeira naquele momento”, completou.

 

 

 

 

 

Foto: Mayke Toscano  |  Fonte: Odocumento

+