• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 22 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
02/03/2020 - 10:09

Tangará da Serra pode ganhar Centro de Inovação Tecnológica

O município é um pólo regional que reúne todas as condições para implantação do Centro, avalia o deputado, Dr. João, autor da indicação que trata do tema, que foi encaminhada ao governo.

O deputado estadual Dr. João (MDB) fez uma Indicação (nº 690/2020) durante a sessão plenária realizada no dia 19 de fevereiro, que mostrou a necessidade de implantar um Centro de Inovação Tecnológica, em Tangará da Serra.

Tangará da Serra é o quinto município mais populoso de Mato Grosso, com população de 101.764 habitantes, conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018. Sua economia baseia-se na prestação de serviços, agroindústria e agricultura, com destaque para a produção de soja e cana-de-açúcar. O comércio é considerando um dos mais estruturados no interior de Mato Grosso. O município é um pólo regional, sendo uma das cidades mais ricas do estado, possuindo também diversos atrativos turísticos em seu interior, como cachoeiras, pousadas e parques. O processo de inovação de empresas base tecnológica funciona como uma espécie de mola propulsora do desenvolvimento econômico.

Assim, o empreendedorismo inovador é um tema cada vez mais estratégico para a sociedade. Além disso, o município é um polo de educação e a parceria com as instituições de ensino amplia o leque para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O Centro de Inovação Tecnológica (CIT) é um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas, por meio do avanço tecnológico. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos.

Dr.João defende que com o Centro de Inovação Tecnológica no município tende a qualificar mais a oferta de trabalho e agregar valor aos seus produtos. “É um crescimento intelectual e de qualidade de vida e de renda para todos”, afirmou o deputado.

A indicação foi encaminhada ao governo do estado, com cópiuas para a Casa Civil, Secretaria de Ciência e Tecnologia e também ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável para que o município seja considerado “ponto de investimento” para aplicação de recursos públicos no setor de ciência e tecnologia.

 

 

 

Por:  MICHELLE DAS NEVES MOURA |   Foto: JLSIQUEIRA   Fonte:  ALMT

+