- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Depois de quatro anos de espera, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pascoal Ramos deve entrar em funcionamento no dia da inauguração. A data prevista pela Prefeitura de Cuiabá para que a unidade seja inaugurada, a princípio, é dia 29, mas de acordo com o secretário de Saúde do município, Ary Soares, a prefeitura aguarda a confirmação da agenda do governador do Estado, Pedro Taques (PSDB). Caso ele não possa comparecer, a data pode ser reagendada.
Soares garante que a unidades está pronta, totalmente equipada e entrará em funcionamento no mesmo dia da inauguração. “Nós iremos inaugurar e os atendimentos já vão acontecer a partir da data”.
Ele afirmou ainda que parte dos profissionais que vão trabalhar na unidade foram aprovados no último concurso e foram chamados na última semana para o processo de entrega de documentos e homologação. “Realizamos o chamamento de 130 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos e parte deles estarão trabalhando na unidade”.
O secretário explica que com o início do funcionamento da UPA do Pascoal Ramos, a Prefeitura garante a vistoria para a habilitação pelo Ministério da Saúde. “Essa habilitação só acontece com a unidade em funcionamento”.
Outro ponto lembrado pelo gestor é de que o funcionamento da UPA não irá comprometer o atendimento feito pelas policlínicas da região. “Há uma especulação de que com a unidade nós iremos fechar as policlínicas no Pedra 90, Pascoal Ramos e do Coxipó, mas isso não é verdade. Os atendimentos ambulatoriais continuarão nas unidades”.
Apesar da garantia do secretário, os moradores da região continuam desconfiados. Afinal, a UPA começou a ser construída em 2012. De acordo com a placa fixada na obra, o custo foi de R$ 3,1 milhões. Com início em abril de 2012, ela deveria estar pronta no dia 20 de setembro do mesmo ano, antes mesmo da única UPA em funcionamento na capital, localizada no bairro Morada do Ouro e entregue em junho de 2013.
No canteiro de obras, nem os funcionários acreditam no prazo. “Essa obra não fica pronta em uma semana. Falta ainda muita coisa para ser feita nos acabamentos”, disse um funcionário que pediu para não ser identificado.
“Falaram que ia ficar pronta dia 8 agora e não ficou. É difícil ficar pronta para o dia 29. A população está revoltada, porque estamos na expectativa da UPA há vários anos e nada”, afirma a atendente Daiane Farias, 26.
Adriano Soares, 37, é proprietário de uma loja atrás da UPA e acompanha a obra desde o início. “Ficou quase dois anos com quatro, cinco funcionários. Entrou abril colocaram vários funcionários. Eu acho que é só mais uma data que vão descumprir”.