O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), participou na manhã desta terça-feira (26) da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos.
A CPI apura o recebimento de incentivos fiscais e financiamentos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial em Mato Grosso (Prodeic) por parte das empresas investigadas, bem como se elas atendem às obrigações previstas nos termos de compromissos firmados com o poder público.
Botelho, que é vice-presidente da CPI, fez questionamentos acerca da destinação de incentivos. “Queremos saber onde estão localizados esses frigoríficos, os valores recebidos, onde estão esses recursos, onde foram investidos, enfim, queremos uma explicação”, afirmou Eduardo Botelho.
A CPI dos Frigoríficos também investiga a formação de cartel em Mato Grosso. Segundo o deputado, algumas empresas teriam provocado a demissão de cerca de oito mil trabalhadores ao fecharem 20 plantas frigoríficas no estado e estariam prejudicando os pecuaristas, uma vez que, com essa ação, teriam começado a praticar um preço desvalorizado da arroba do boi.
—
Flávia Borges
(65) 9212-0406
Assessora de Imprensa