• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
09/06/2016 - 10:45

Servidores da Sema voltam ao trabalho; policiais mantêm greve

Funcionários do Detran devem decidir rumos do movimento em assembleia geral na sexta-feira

Os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente decidiram, em assembleia geral realizada na noite de quarta-feira (08), encerrar a greve e retornar os trabalhos nesta quinta-feira (09).

A categoria estava de “braços cruzados” desde o dia 31 de maio em protesto contra o não-pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), no valor de 11,27%.

Conforme o presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Entidades Públicas de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sintema), Gilcelio Lima, a decisão é por conta do Tribunal de Justiça ter declarado o movimento da categoria ilegal, na segunda-feira (06).

Segundo o sindicalista, amanhã (10) o Sintema entrará com um recurso contra a determinação judicial.

Retornar aos postos de trabalho não significa que vamos encerrar as cobranças para o pagamento da revisão inflacionária. A RGA é um direito do servidor e não vamos abrir mão

Retornar aos postos de trabalho não significa que vamos encerrar as cobranças para o pagamento da revisão inflacionária. A RGA é um direito do servidor e não vamos abrir mão”, disse.

Ontem, oficiais de Justiça notificaram 13 sindicalistas sobre ilegalidade da greve dos servidores da  Secretaria de Estado de Saúde, Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

O  presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma-MT), Oscarlino Alves, já revelou que os profissionais da área irão cumprir a decisão. Os delegados da Polícia Civil também já retornaram ao trabalho.

Já o presidente do Sindicato dos Investigadores da Policia Civil, Cledison Gonçalves, informou que a categoria não vai encerrar o movimento.

“Vamos realizar uma assembleia geral hoje às 15h e o encaminhamento é para continuar com a greve. Já entramos com uma ação na Justiça e vamos até as últimas consequências”, disse.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, informou que a categoria irá se reunir em assembleia geral na sexta-feira (10) para deliberar sobre os rumos do movimento.

Enquanto isso, os serviços do órgão continuam paralisados.

Greve ilegal

Na última sexta-feira (03), o desembargador Alberto Ferreira de Souza declarou a ilegalidade da greve de 11 categorias do funcionalismo público do Estado.

A decisão atinge os seguintes sindicatos: Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de MT; Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais, Adm. e Esp. Ativos e Inativos da PM e BM de MT; Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de MT; Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso; Sindicato dos Escrivães da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso; Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso; Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso; Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso; Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso; Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso e do Sindicato dos Profissionais da Ciência da Papiloscopia do Estado de MT.

Já nesta terça-feira (06), os desembargadores Pedro Sakamoto e Serly Marcondes Alves, determinaram, em ações distintas, a volta ao trabalho dos servidores das secretarias de Estado de Saúde e Meio Ambiente (Sema).

+