- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) definiu oficialmente apoiar a candidatura do ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva (PDT), na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.
A definição saiu após encontro de filiados na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), neste final de semana.
A principal razão para a escolha é o fato do ex-vereador Lúdio Cabral (PT) ter decidido não ser candidato nas eleições marcadas para 2 de outubro deste ano. A decisão do petista foi comunicada ao presidente municipal do PT, Ednilson de Carvalho, em março, conforme noticiou MidiaNews (LeiaAQUI).
De acordo com o ex-deputado estadual Alexandre César (PT), o apoio à candidatura do ex-juiz teve votação unânime. A coligação entre PT e PDT deve contar ainda com PCdoB.
“No dia 30 de julho será realizada a convenção, conforme exige a lei eleitoral. Mas do ponto de vista partidário, a decisão já foi tomada com a aprovação da resolução”, disse.
Com a coligação, o PT deve indicar o nome para a vice do ex-juiz. Entre os cotados, estão o vereador Allan Kardec, a suplente de deputada federal Jusci Ribeiro e a professora aposentada Enelinda Scala.
A definição, entretanto, deve sair somente no dia da convenção da coligação, marcada para 30 de julho.
“Há alguns nomes que estão em cogitação para a vice, que tem o interesse do partido. Mas não tem nenhuma definição com relação a isso. A decisão a cerca de vice, chapa de vereadores e de outras coligações vão ser delegadas pelo diretório Municipal até o dia 30 de julho”, afirmou o ex-deputado.
Candidaturas
A partir de 20 de julho até 5 de agosto ocorrem as convenções partidárias, período em que se anunciam as coligações de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.
Até o momento, além de Julier, já figuram como pré-candidatos ao Palácio Alencastro a ex-senadora Serys Marly (PRB), o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB), o Procurador Mauro (PSOL) e mais recentemente do empresário Donizete da Castrillon (PTB).
A candidatura à reeleição do prefeito Mauro Mendes (PSB) é tida como certa, apesar de ele ainda não se colocar nessa condição.