• Cuiabá
  • SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
  • (65) 99245-0868
13/07/2016 - 12:45

Delatores-réus serão interrogados dia 26 de agosto; veja as demais oitivas

Antonielle Costa / Ponto na Curva

sodomaA audiência de instrução dos autos referente a segunda e terceira fase da Operação Sodoma foi designada para o mês de agosto, conforme decisão da juíza Selma Rosane dos Santos, da 7ª Vara Criminal, na data de ontem (11). Entre os dias 9 e 31 de agosto serão ouvidas as testemunhas de defesa e acusação, delatores e os réus.

As testemunhas que detém foro como os deputados estaduais Romoaldo Junior e Mauro Savi e o secretário-Controlador Geral do Estado, Ciro Gonçalves, devem escolher entre as datas de 18, 19, 22, 23, 24 e 25 de agosto de 2016, para serem ouvidos.

Outras testemunhas como o senador Wellington Fagundes (PR) e o deputado Ságuas Moraes (PT) estão interrogados por meio de carta precatória.

São réus neste processo: o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Rodrigo Barbosa, o ex-deputado José Riva, os ex-secretários de Estado Pedro Nadal, Marcel de Cursi, Cesar Zílio, José De Jesus Nunes Cordeiro e Pedro Elias Domingos De Mello; o ex-prefeito Wallace Guimarães; os empresários Evandro Gustavo Pontes Da Silva e Antônio Roni de Liz.

O ex-chefe de gabinete de Silval, Sílvio Cezar Correa Araújo; o procurador aposentado Francisco Gomes De Andrade Lima Filho (Chico Lima); a ex-chefe de gabinete de Nadaf, Karla Cecília De Oliveira Cintra; Tiago Vieira De Souza Dorileo; Fabio Drumond Formiga e Bruno Sampaio Saldanha.

De acordo com a denúncia, eles são acusados de participarem de uma organização criminosa e praticar delitos de concussão, extorsão e lavagem de dinheiro na concessão e fruição de benefício fiscal do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

As investigações que resultaram na denúncia revelaram o ‘modus operandi’ da organização criminosa que “exigia o recebimento de vantagem indevida de fornecedores do Estado quer para que fossem autorizadas adesões a pregões realizados na SAD, firmados e/ou mantidos contratos administrativos, respectivos aditivos e, ainda, promover pagamentos; a prática de fraude em licitações públicas, por parte da organização criminosa e, ainda, em concurso com José Geraldo Riva, Tiago Vieira de Souza Dorileo e Fábio Drummond Formiga; a prática de fraude processual; prática de lavagem de dinheiro, ocultando a propriedade de bens e imóveis e semoventes, por parte de César Roberto Zílio e Pedro Jamil Nadaf, a prática de crime contra a administração pública por agentes públicos e particulares, a saber: José Geraldo Riva, Tiago Vieira de Souza Dorileo e Bruno Sampaio Saldanha; a prática de Fraude Processual no interesse da organização ostensivamente executada por César Roberto Zílio”.

A promotora requereu a condenação dos denunciados e a aplicação dos benefícios da delação premiada aos ex-secretários de Estado, César Roberto Zílio e Pedro Elias Domingos de Mello.

Pugnou ainda pela perda do cargo público do denunciado Marcel de Cursi e Bruno Sampaio Saldanha, bem como a perda de bens adquiridos ou diretamente recebidos como proveito de crime.

Confira AQUI a íntegra do despacho com as datas dos depoimentos

www.gpsnoticias.com.b

+