• Cuiabá
  • TERÇA-FEIRA, 22 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
04/05/2023 - 12:08

“Já viu por fogo em político que roubou o estado?”, questiona deputado sobre queima de maquinários

Gilberto Cattani criticou a queima de maquinários que teriam sido usados em crimes ambientais

O deputado estadual, Gilberto Cattani (PL) classificou nesta quinta-feira (4), a queima de maquinários e equipamentos que tenham sido utilizados em função de supostos crimes ambientais. Para o parlamentar, o que o Governo Federal tem feito é uma “aberração”.

“No meu entendimento você tacar fogo em qualquer coisa que seja, em maquinários, isso é um absurdo, uma aberração. Você já viu tacar fogo numa carreta que foi pega com metade de carga de cocaína? Você não vê. Você viu algum político desses que assaltaram o nosso estado, algum fusca deles sendo tacado fogo? Eu nunca vi. Agora um trabalhador que só tem uma Pá carregadeira? ‘Ah, mas ele tá ilegal’, beleza, então puna ele dentro da legalidade, confisque aquela máquina”.

Na última semana, diversos vídeos tem chegado ao conhecimento dos deputados, vídeos com denúncias de pequenos produtores rurais, que estão tendo os seus equipamentos confiscados e queimados. A deputada, Janaina Riva, recentemente havia se pronunciado em suas redes afirmando que o produtor em Mato Grosso está sendo tratado pior que traficante, após receber diversas denúncias e vídeos da categoria a respeito da destruição.

Nesta semana ela informou que vai convocar a secretaria de Estado e Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, para que dê explicações sobre as queimas.

Cattani afirmou que o “remédio” para a ilegalidade seria outro caminho e não o da destruição. “O remédio é você punir quem está errado, mas conseguir reverter isso em beneficio da população. Por exemplo, se você pegar uma Pá Carregadeira e dá pra uma associação que está fazendo um asfalto na cidade, por exemplo, estaria fazendo um benefício enorme à sociedade. Agora, se você tacar fogo nela, o que você fez? Só destruiu algo que poderia ser usado pela sociedade”, explicou.

Nesta semana uma Operação foi realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, contra o desmatamento. Em um comunicado nesta terça (2), o Governo comunicou o resultado de uma ação em São Félix do Xingu, no Pará, estado vizinho, ao qual foram lavrados mais de 6 milhões de reais em autos de infração, além de mais de 1.681 hectares de áreas embargadas e 24 notificações aos proprietários de imóveis rurais.

A ação também resultou na apreensão de 16 motosserras, 6 espingardas, 60 munições, 02 pulverizadores de veneno e 500l de veneno dessecante (2,4-D). Também foram inutilizados 600 kg de semente de capim para pasto, que estavam nas áreas sob alerta de desmatamento.

 

 

Fonte:  Odocumento

+