- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
A Secretaria de Saúde deu início nesta segunda–feira (19), a uma capacitação sobre prevenção e tratamento de lesões em pacientes internados, para técnicos e enfermeiros da equipe de enfermagem do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.
Os temas abordados durante a qualificação foram a fisiologia da pele, as novas classificações de lesão por pressão, tipos de queimaduras, classificação de queimados, prevenção e o tratamento adequado para cada tipo de classificação.
“Queremos proporcionar uma educação continuada para os funcionários e também promover a atualização dentro de cada patologia”, frisou a palestrante e assessora técnica da empresa Urgo Medical, Luciana Marinho.
A equipe de profissionais foi dividida em quatro turmas de 20 pessoas, com horários pela manhã às 9 horas e à tarde às 15, com duração de duas horas. O objetivo é que todo o corpo clínico do hospital participe, já que esses produtos estão sendo utilizados pelo Pronto Socorro. Com isso estaremos reduzindo o tempo de tratamento da lesão por pressão, diminuindo a utilização de antibióticos por parte desses pacientes e o tempo de hospitalização”, explicou a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristiane de Oliveira Rodrigues.
A lesão por pressão é um tipo de úlcera cutânea, uma necrose tecidular, equivalente à escara, muito comum em idosos. São lesões cutâneas decorrentes de uma insuficiência do fluxo sangüíneo e da irritação da pele localizada sobre uma proeminência óssea, nas zonas onde a pele foi pressionada por uma cama, por uma cadeira de rodas, por um aparelho gessado, por uma tala ou por outro objeto rígido durante um período prolongado.
Ao todo, 80 servidores estão participando da capacitação que prossegue nesta terça-feira (20). Também estão participando da qualificação médicos e responsáveis pelos setores de almoxarifado e compras, e farmácia. “É importante sempre deixar os profissionais de ponta atualizados, para que possam acompanhar o avanço tecnológicos e a atualização do mercado e, com isso, proporcionar a redução no tempo de tratamento, trazendo uma melhora e qualidade no atendimento aos pacientes”, destacou Luciana Marinho.
Os participantes tiveram aulas teórica, áudio visual e prática, com demonstrações das novas tecnologias e para que serve cada curativo, eles também manusearam o produto para se familiarizarem com o novo conceito.
Durante a capacitação foi apresentado aos profissionais a matriz TLC, um produto importando da empresa francesa Urgo Medical, que traz um novo conceito de cobertura no mercado.
A Matriz Cicatrizante TLC é uma tecnologia patenteada e exclusiva da companhia que com uma potente ação contra bactérias e fungos, capaz de combater um amplo espectro de bactérias, inclusive bactérias resistentes e multirresistentes.
Diferente dos curativos antimicrobianos tradicionais, o produto libera íons de prata controladamente por até 7 dias e cria um gel lipido-colóide que permite promover o processo de cicatrização ao mesmo tempo em que controla os sinais de infecção, um mecanismo diferente do que há atualmente no mercado.
Fonte: http://www.cuiaba.mt.gov.br/saude/secretaria-de-saude-promove-capacitacao-sobre-novo-conceito-em-curativos/13878