- Cuiabá
- SEXTA-FEIRA, 10 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Nesta sexta-feira (02.12), a equipe da Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) realizou uma visita técnica ao município de Cáceres para vistoriar o aeroporto Nelson Martins Dantas, e tratar de outros assuntos estratégicos para a região.
“O Aeroporto de Cáceres é um projeto que queremos priorizar. Por isso, a nossa visita para que vejamos de perto a situação em que se encontra o equipamento, agilizarmos o projeto e buscar a verba. Nossa ideia é torná-lo mais eficiente de modo a atrair outros investimentos e as empresas comecem a operar”, explicou o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.
O Aeroporto de Cáceres já possui um terminal de passageiros, uma pista de pouso de mais de 1500 metros, um posto de combustível todo regularizado e um hangar privado. “O equipamento se apresenta em boas condições para as aeronaves de pequeno porte. Entre as necessidades mais urgentes, temos: o cercamento padronizado de toda a área; o balizamento; uma reforma estrutural do Terminal de passageiros e a instalação dos bombeiros”, resumiu a técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Maksaila Campos.
O grupo vistoriou também o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nigro afirmou que é importante ver a obra de perto para solucionar o impasse que já dura muitos anos. “A nossa intenção é produzir uma carta explicando as necessidades do Centro e quais as possíveis soluções”, disse. Ele citou a assinatura de um termo de compromisso de transferência, que dê condições à Prefeitura de gerir o espaço. “Queremos, com a ajuda do deputado Leonardo Albuquerque, solicitar verbas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Brasília”. O secretário adjunto acredita que depois de uma reforma, será possível atrair empreendimentos para o CAT, além de repartições públicas.
A equipe também verificou o projeto de urbanização da orla da cidade, desenvolvido pela Sedec, em parceria com a Prefeitura de Cáceres. “A visita técnica serviu para sabermos das condições da área e a viabilidade de fazermos intervenções para melhorar a principal parte da cidade. Também consideramos esse projeto de suma importância tanto para o desenvolvimento do Município como para fortalecer o turismo”, destacou Nigro.
Para finalizar, o grupo se reuniu com o prefeito eleito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floriano, com o objetivo de discutir alternativas para fomentar o turismo religioso, que tem muito potencial em toda a região. “No próximo ano vamos sediar a Jornada da Juventude, que é um dos maiores eventos religiosos do País. Viemos buscar orientações com o secretário e com o deputado para que, em parceria, consigamos alavancar esse segmento do turismo na nossa cidade que já é uma realidade. Também estamos querendo recursos para incrementar o nosso evento ‘Deus Proverá’, que já ocorre há quatro anos e tentar fazê-lo junto da nossa tradicional ‘Festa da Padroeira’ que, em média, recebe cinco mil pessoas”, disse o futuro prefeito.
Sobre o assunto, Nigro falou sobre o turismo religioso que é feito em São Paulo e no Rio Grande do Sul. “Nessas cidades, eles têm um roteiro específico para o público religioso com diversos lugares para peregrinação, oração e visitação. Podemos seguir o exemplo”, comentou.
Crédito: Renata Menezes | Sedec-MT