• Cuiabá
  • SEGUNDA-FEIRA, 21 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
11/07/2023 - 09:40

Carne bovina fica mais barata e derruba procura e abate de suínos em Mato Grosso em junho

A queda nos preços da carne bovina na primeira quinzena de junho tornou o produto ainda mais acessível ao consumidor. Com isso, a procura pela carne suína diminuiu e houve a redução no abate de animais. A queda foi de 6,12% em junho de 2023 na comparação com o mesmo mês no ano passado.

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) foram abatidas 265,34 mil cabeças de suínos em Mato Grosso no mês passado. O volume representa recuo de 0,82% ante a maio.

“A redução nos números de abate foi principalmente atribuída à menor competitividade observada na primeira quinzena de junho, devido à queda nos preços da carne bovina. Essa situação resultou em um encurtamento da demanda pela carne suína no mercado interno, levando os frigoríficos a reduzirem a quantidade de abates”, explicou o Imea sobre o fato.

Para aumentar a competitividade da suinocultura e melhorar a gestão da cadeia suinícola no estado, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizará no dia 14 de julho, o seminário “Fábrica de Ração”, onde lançada a Rede Suíno Forte MT.

A ferramenta reunirá centenas de fornecedores que comercializam produtos e serviços ligados à atividade, e que poderão ser contratados pelos suinocultores que fazem parte da rede.

“É uma ferramenta que há algum tempo estamos estruturando e com trabalho de divulgar suas vantagens para a nossa atividade, conseguimos implantar com uma boa participação dos produtores, que entenderam a importância principalmente da união do nosso segmento para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa atividade”, explicou o diretor presidente da Rede Suíno Forte MT, Frederico Tannure Filho.

 

 

Fonte:  ODOC

+