• Cuiabá
  • SEGUNDA-FEIRA, 21 , ABRIL 2025
  • (65) 99245-0868
12/07/2023 - 09:45

Técnicos iniciam pesquisa de campo sobre cana-de-açúcar para compor 2º levantamento da safra

Primeiro levantamento realizado em abril apontou projetou expansão da área plantada em MT

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram nova pesquisa de campo na segunda-feira (10) para compor o 2º Levantamento da Safra 2023/2024 de cana-de-açúcar. No primeiro estudo divulgado em abril, a projeção era de que Mato Grosso havia expandido a área plantada de cana-de-açúcar em 14,8%, totalizando 200,6 mil hectares, um aumento na produtividade em 7% e produção estimada em 19,5 milhões de toneladas, alta de 22,8% em relação à safra passada.

As atividades dos técnicos da estatal para compor novo relatório seguem até o dia 22 de julho e os resultados serão divulgados no site da Companhia, no dia 17 de agosto.

Além de Mato Grosso, o trabalho será realizado presencialmente em outros estados produtores: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amazonas.

A Conab também realizará a pesquisa junto às unidades produtoras de etanol de milho, setor que vem ganhando relevância nas últimas safras.

No caso de Mato Grosso, a cana-de-açúcar produzida deverá ser predominantemente alcooleiro, mas com uma menor produção do biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar, quando comparado à safra passada. No caso do açúcar, a tendência é de aumento na produção. A maior produção é lastreada nos contratos de fornecimento para as indústrias alimentícias e mercados atacadistas.

A redução do etanol da cana é devido a produção do etanol de milho. A expectativa para o ciclo 2023/24, para etanol de milho, é de um novo volume recorde de moagem. Além disso, o mercado de DDG (farelo de milho) continua aquecido, com projeção de vendas para indústrias alimentícias e, principalmente, dentro da cadeia de proteína animal.

 

 

Fonte:  ODOC

+