- Cuiabá
- SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Foi realizado na manhã desta sexta (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma audiência pública para tratar de assuntos sobre o Portão do Inferno. Deputados, autoridades e empresários da cidade de Chapada dos Guimarães acompanharam a audiência.
O objetivo principal é buscar soluções para resolver o problema da e alternativas imediatas para melhorar a mobilidade na região que sofre com constante interdição da rodovia e enfrenta risco de desabamento.
Conforme o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, o governador Mauro Mendes está empenhado em resolver o problema, entre as soluções está desde a construção de túneis e a retiras do barranco que fica ao lado da ponte próximo ao Portão do Inferno, trecho da MT-251.
“Tudo isso pode ser possível. Estamos pensando também, até para incrementar o turismo, em construir uma ponte talhada, tipo o Sérgio Mota, por fora do Portão do Inferno. E discutirmos também, já agora, a liberação de uma pista permanentemente. Estou analisando todo o histórico, e essa problemática já existe há mais de 15 anos, basta você fazer uma investigação”, ressaltou Sérgio Ricardo.
Para o conselheiro, esse é um problema antigo, que vem passando por vários governos, mas nenhuma solução definitiva foi realizada. O Estado como um todo, nunca realizou um projeto para resolver a situação que se prolonga por pelo menos 15 anos.
Existe na Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema), um projeto de um túnel, no trecho do Portão do Inferno, que pode solucionar o problema.
“Já há autorização e licenciamento na Sema e na Sinfra, onde o governo já poderia ter começado essas obras, ou abrindo o túnel ou retirando aquele paredão. Aquilo ali é arenito, é areia, que não combina com água”, afirmou o conselheiro.
Fonte: RDM