- Cuiabá
- TERÇA-FEIRA, 7 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União), rebateu as declarações de Alexandre Bompard, CEO global da rede de mercados Carrefour, que afirmou que a empresa, na França, não irá mais comercializar carne proveniente do Mercosul.
Segundo Garcia, a medida tem como objetivo proteger os interesses econômicos europeus. Ele ainda garantiu que o modelo mato-grossense é de respeito ao meio ambiente.
“Criam-se barreiras artificiais para reduzir a competitividade dos nossos produtos, mas a verdade é que o Brasil, especialmente Mato Grosso, é um exemplo global de eficiência e sustentabilidade. Temos mais de 60% do nosso território preservado e uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, o Código Florestal, que garante uma produção sustentável e responsável”, disse.
“Somos o celeiro do mundo e não iremos aceitar imposições que desvalorizam nossa produção para favorecer interesses econômicos de outros países. O produtor brasileiro, especialmente o mato-grossense, é modelo em eficiência e respeito ao meio ambiente, algo que muitos países europeus, com suas áreas agrícolas limitadas e práticas menos sustentáveis, não conseguem replicar”, completou.
O secretário criticou a chamada Lei Antidesmatamento da União Europeia, que impõe novas regras em relação às exigências que já constam no Código Florestal brasileiro. “Essa é mais uma tentativa de enfraquecer a competitividade do Brasil e deixar nossos produtores reféns de mercados que não possuem capacidade de produzir alimentos suficientes para atender às suas populações”, afirmou.
Fonte: ODOC