- Cuiabá
- SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Em mais uma reunião entre prefeitos, deputados e governo estadual, realizada nesta terça-feira (30), no Palácio Paiaguás, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), destacou que o consenso deverá prevalecer à elaboração de uma proposta eficaz que ajude a área de saúde a sair da crise, sem penalizar os municípios. Dessa forma, será criada uma comissão especial com seis deputados, seis prefeitos e a equipe econômica do governo para formatar a proposta.
Ontem (29), o mesmo assunto foi tratado na Casa de Leis, 63 prefeitos e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Franga, deixaram claro que não concordam em destinar para a saúde, os recursos que recebem do Fethab.
“Ficou definido que não vamos mexer com a questão dos municípios. Vamos direcionar parte dos recursos para a Saúde dos Fethab 1 e 2 (commodities e diesel) dos poderes e do estado, sem mexer com o Fethab dos municípios. Essa proposta ainda será elaborada pela comissão especial”, explicou Botelho, ao descartar a retirada de recursos da Comunicação do governo.
Reforçou a importância do diálogo e que está conversando com os representantes de todos os outros poderes e AMM. “Hoje não houve pressão por parte dos prefeitos. Até mesmo porque essa decisão não estava tomada. O governador pediu para discuti-la. E nós fizemos isso. E, agora, parece que estamos chegando ao consenso”, esclareceu o presidente.
A nova comissão reacende as esperanças para salvar o setor. “Precisamos encontrar uma saída para resolver a questão da saúde porque não podemos mais aceitar pessoas morrendo, hospitais fechados, PSFs sem medicamentos e ambulâncias quebradas. Esse caos que se instalou na área da saúde pública”, disse Neurilan, ao confirmar a participação na comissão especial e afirmar que os prefeitos são parceiros do Governo do Estado.
O líder do governo na ALMT, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), reforçou a necessidade do empenho de todos para a saúde, que precisa de recursos oriundos dos poderes, emendas de deputados federais, senadores e outras fontes.
Crédito: Por ITIMARA FIGUEIREDO/ TATIANA MEDEIROS – Assessoria da Presidência
Fonte: www.al.mt.gov.br/midia/noticia/189529/visualizar