- Cuiabá
- SÁBADO, 11 , JANEIRO 2025
- (65) 99245-0868
Por Marcio Camilo
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, rebateu as críticas sobre a criação da Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 anos (SEC 300). Ele disse que “é pensar muito pequeno” que o custo da pasta vai trazer prejuízos aos cofres públicos. “Pelo contrário, a secretaria vai nos ajudar a pensar nas 300 grandes ações que pretendemos realizar até os 300 anos da nossa capital, em 2019”, disse Pinheiro durante abertura na 53ª Expoagro, que ocorreu na noite desta sexta-feira (7).
A nova pasta terá a disponibilidade para contratar 16 cargos comissionados, que podem gerar um custo de R$ 1, 4 milhões ao ano. Mesmo com 121 pacientes “internados” pelos corredores do pronto socorro, aguardando por cirurgias ortopédicas, e toda a crise econômica enfrentada pelo país, Pinheiro garante que a prefeitura de Cuiabá tem dinheiro em caixa para estruturar a nova secretaria.
“Tínhamos a possibilidade de até trazer mais recursos para essa pasta extraordinária, mas eu preferi fazer o contingenciamento”, argumentou o prefeito.
Ele defendeu que a pasta será essencial para elaborar obras importantes até o aniversário dos 300 anos de Cuiabá. “Nossa meta é realizar grandes obras em todas as áreas, como Educação, Saúde e Infraestrutura. E é por isso que precisamos de uma estrutura para pensarmos nessas ações. Essa secretaria não será outra Secopa”, enfatizou o gestor ao lembrar da Secretaria Extraordinária da Copa, que gerou grandes custos ao erário público.
Polêmica
Vereadores criticaram a criação da SEC 300 anos. O parlamentar, Felipe Wellaton (PV), que é membro da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento Orçamentário da Câmara, disse que a pasta vai gerar um custo de R$ 1,4 milhão ao ano e que Cuiabá não tem condições de arcar com isso.
Endossam o discurso do Wellaton, os vereadores Marcelo Bussiki e Gilberto Figueredo (ambos do PSB). O trio também sugere que a pasta extraordinária seja incorporada à Secretaria de Planejamento a fim de reduzir os gastos.
A SEC 300 foi aprovada na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (06).
Fonte: http://www.3poderesmt.com.br